Publicidade Continue a leitura a seguir

Acesso global à Internet pode falhar durante os próximos dias

Imagem: Unsplash

Publicidade Continue a leitura a seguir

O acesso global à Internet poderá falhar ao longo das próximas 48 horas. Tudo porque a entidade que regista dos domínios e endereços de IP vai fazer alterações à chave criptográfica que ajuda a proteger os DNS.

Segundo meios como o RT, as alterações feitas pela ICANN (Internet Corporation of Assignd Names and Numbers, em português a Sociedade Internet para a Atribuição de Nomes e Números) implicam que alguns dos principais servidores precisarão de ser desligados e atualizados. E, durante este período de tempo, há vários especialistas que estimam que possa haver percalços e falhas de acesso. É esperado que as alterações sejam feitas ao longo dos próximos dois dias.

O principal objetivo desta transição passa por criar DNS (Domain Name System) que sejam mais resilientes. Segundo o RT, estas dificuldades de acesso poderão sentir-se em diferentes níveis, desde páginas que carregam lentamente até dificuldades de conexão.

Este tipo de alterações de infraestrutura da Internet tem vindo a ser cada vez mais necessária, justificando-se com o número crescente de ameaças e ataques. No ano passado, assistimos a ataques de grande escala, como por exemplo o WannaCry, que afetou 150 países e custou milhões de euros às empresas.

Leia também | Fabricante de componentes do iPhone atacado por violento ataque informático