O Instagram já apresentava etiquetas que mostravam aos utilizadores o preço das peças e onde as podia comprar. Agora, a rede social dá um passo em frente e já vai poder servir de loja online.
Esta novidade mostra a aposta séria que o Facebook, dono do Instagram, está a fazer no mundo do comércio eletrónico. De acordo com a informação revelada, há 130 milhões de pessoas que todos os meses carregam nas etiquetas de compras que surgem no Instagram. Com esta funcionalidade, a ideia será a de mudar ligeiramente as coisas, ao garantir que nem é preciso sair da aplicação para comprar, com uma aposta ancorada no mundo da moda e cosmética.
Até aqui, carregar numa etiqueta de produto redirecionava o utilizador para o site próprio da marca – e era aqui que muita gente desistia da compra, apontam as estatísticas.
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Os artigos que esteja disponíveis para esta compra ‘facilitada’ vão ter a indicação de que é possível fazer ‘checkout através do Instagram’. Por enquanto, isto funcionará em formato de teste, apenas nos Estados Unidos, com 20 marcas, entre as quais se contam a Nike, Adidas, H&M, Michael Kors, Prada ou a espanhola Zara. Do lado dos artigos de cosmética, estão marcas como a Nyx, MAC, Huda Beauty ou Kylie Cosmetics.
A partir de agora, a informação de pagamento é guardada diretamente na aplicação e é possível comprar sem precisar de redirecionamentos – ou seja, guardada pelo Facebook. A empresa promete que “não vai partilhar as informações de pagamento com outros utilizadores ou retalhistas”.
E ao 8º aniversário, o Instagram pode nunca mais ser o mesmo