Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba o que está a ‘matar’ a bateria do seu portátil

1. Controle a luminosidade do ecrã | Não mexer na luminosidade do ecrã é um erro, mesmo para a saúde dos seus olhos. Se há situações em que o brilho no máximo é a única forma de trabalhar, também há muitas em que isso não deve acontecer.
2. Ative as horas de luz noturna | Nas definições do computador é possível definir um horário a partir do qual a luminosidade do ecrã baixa automaticamente e ganha um tom mais amarelado. Desta forma sabe que se ligar o computador às 21 horas, estas definições já estão de origem.
3. Controle o tempo em que o ecrã fica ligado | Sobretudo nos portáteis, é muito comum o ecrã ficar ligado mais tempo do que o necessário. Também nas definições do sistema operativo pode ajustar este elemento: nem deve ser muito longo, nem deve ser muito curto. Escolha sempre algo que esteja de acordo com o seu perfil de utilização.
4. Ativar opções de poupança extra | Além do próprio sistema operativo do computador, seja ele Mac ou Windows, é possível ativar mais ferramentas de poupança de energia. Uma que deve procurar é no seu browser: juntamente com o ecrã, é outro dos glutões de energia da sua bateria.
5. Mantenha o computador arejado | Quando mais quente estiver um equipamento, maior será o impacto na qualidade e duração da bateria. Ter uma boa refrigeração é um ponto que deve estar sempre acautelado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem um portátil que não aguenta muito tempo sem estar ligado à eletricidade? Não há ‘curas’ milagrosas, mas há dicas que podem fazer toda a diferença. Confira a galeria em cima para saber quais.

O passar dos anos não é amigo da bateria do seu portátil, mas o verdadeiro inimigo da autonomia está lá desde o primeiro dia. Para muitos utilizadores é um elemento que passa quase despercebido, mas que está mesmo em frente aos seus olhos. Sim, o ecrã é o maior responsável pelo consumo energético do seu portátil.

Não é de admirar: à medida que as resoluções foram aumentando e a qualidade dos painéis melhorando, mesmo o incremento que houve do lado das baterias propriamente ditas não foi suficiente para impedir um impacto significativo dos ecrãs no tempo de utilização dos portáteis.

Leia também | Seis hábitos que todos temos e que encurtam a vida dos computadores

Mas como em quase tudo o que é tecnológico, há soluções que ajudam a contornar o problema: como deixar de usar o ecrã não é uma opção, pelo menos pode gerir melhor as definições de luminosidade do painel e do desempenho geral do portátil, como salienta a publicação CNet.

Na galeria em cima encontra algumas dicas que pode usar para aumentar a autonomia da bateria do seu portátil.