Seis hábitos que todos temos e que encurtam a vida dos computadores

problemas computador
Imagem: Unsplash

Nada dura para sempre – e o seu computador que o diga. Há seis hábitos que muita gente tem e que só estão a encurtar o tempo de vida deste fiel companheiro.

Não se preocupar com a temperatura do computador

Kjell Eson – Visual hunt

Vamos só aqui assumir que o calor é um inimigo dos computadores, que tem implicações que vão além da óbvia sensação de calor, se estiver com um portátil ao colo. Quanto mais aquecer, mais prejudicada fica a bateria e também o barulho que as ventoinhas vão fazer para tentar arrefecer o computador.

Um dos hábitos que temos, principalmente com os portáteis, é utilizá-los em superfícies moles, que não permitem a circulação de ar. Por isso, vale sempre a pena garantir que deixa alguma margem para o ar circular. No caso dos computadores de secretária, também convém que vá limpando o computador, para evitar a acumulação de pó, que também prejudica o desempenho do computador.

Em ambos os casos, vale sempre a relembrar que nunca é boa ideia deixar os computadores em lugares abafados ou com exposição direta à luz solar. No caso dos portáteis, convém também não os deixar em lugares com pouca ventilação ou guardados em carros demasiado quentes, nos meses de verão.

Achar que o computador é todo o terreno

Imagem Pixabay

Convivemos tanto com os computadores que às vezes caímos no erro de achar que são indestrutíveis: usar portáteis de tampa fechada como uma base para descansar os cotovelos ou colocar bebidas, achar que vão conseguir ficar sossegados no braço do sofá… Ou ainda achar que as bolsas de transporte às vezes são sobrevalorizadas ou fechar as tampas com força.

Caso tenha um portátil com disco mecânico em vez de SSD, se não tiver um cuidado na forma como transporta o computador, também pode estar a caminhar para um cenário não muito positivo.

Deixar a bateria descarregar totalmente

Imagem: Panos Sakalakis on Unsplash

Esporadicamente, não vem mal ao mundo se deixar a bateria do portátil descarregar por completo. Se isto acontecer por sistema, é quase uma receita certa para que a sua bateria fique seriamente afetada e que comece a notar diferenças na autonomia.

Claro que ao longo do tempo vai notar a diferença na duração, é normal e acontece a todas as baterias – mas deixar descarregar completamente encurta demasiado a longevidade da bateria. O ideal é que nunca deixe descarregar por completo, fazendo cargas regulares.

Não se preocupar com a segurança elétrica

Imagem: Unsplash

No caso dos computadores de secretária, há menos preocupações ligadas aos cabos, é verdade, mas convém que tenha alguns cuidados. Um deles é garantir que usa algum tipo de dispositivo, como um UPS, para garantir que o computador não se desliga, mesmo que haja uma falha elétrica.

Com os portáteis, uma vez que o carregador anda de um lado para o outro, convém ter outros cuidados: garantir que não há amolgadelas no cabo ou que este está danificado e garantir que não é arrancado da tomada pelo cabo.

Descurar a manutenção

Imagem: Unsplash

Aqui a expressão é “nem tanto ao mar nem tanto à terra”: convém que haja um equilíbrio na manutenção do seu computador. Não é necessariamente preciso que instale todos os softwares de proteção e manutenção de problemas no computador, mas convém que, regularmente, vá reiniciando o computador e fazendo a manutenção habitual que é pedida no Windows.

Se notar que o computador está demasiado lento, também vale a pena verificar se não tem software desnecessário que está a ser iniciado logo no arranque do computador.

Desvalorizar a proteção enquanto usa a Internet

Imagem: Unsplash

Tudo bem que confiar no bom senso e não clicar em links suspeitos já é meio caminho andado para não ter malware no computador – mas, por vezes, até os sites fidedignos podem ser um veículo para malware. Tudo bem que o Windows já conta com uma ferramenta de segurança, mas convém que tenha também um anti-vírus, como proteção adicional.