A Google estará a ponderar acabar com aquela que, para muitos, é uma das melhores funcionalidades do Chrome: a possibilidade de bloquear anúncios.
Há várias extensões conhecidas que permitem bloquear anúncios no navegador da Google: casos como o AdBlock ou o uBlock Origin figuram entre as mais conhecidas, embora haja centenas de opções que podem ser acrescentadas ao Chrome.
A vida destas extensões poderá ter os dias contados no Chrome – e não só. O Chromium, o software aberto que serve de base a este navegador, é também utilizado noutros browsers, como o Opera ou Vivaldi. Recentemente, também a Microsoft anunciou que está a desenvolver um browser baseado em Chromium.
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A ideia será a de, numa próxima versão do Chrome, alterar a forma como funciona API (a interface de programação da aplicação) que é utilizada pelas extensões. Segundo um rascunho publicado pela empresa, o Manifest V3, as extensões que bloqueiam anúncios vão ter menos capacidade para distinguir aquilo que é um anúncio e, consequentemente, bloqueá-lo.
Segundo a Google, esta decisão justifica-se com questões de rendimento, segurança e privacidade. Como já se sabe, a gigante da Internet financia-se em anúncios – se menos pessoas os conseguem ver, menores são os rendimentos gerados.