Google quer acabar com bloqueadores de anúncios no Chrome

A Google estará a ponderar acabar com aquela que, para muitos, é uma das melhores funcionalidades do Chrome: a possibilidade de bloquear anúncios.

Há várias extensões conhecidas que permitem bloquear anúncios no navegador da Google: casos como o AdBlock ou o uBlock Origin figuram entre as mais conhecidas, embora haja centenas de opções que podem ser acrescentadas ao Chrome.

A vida destas extensões poderá ter os dias contados no Chrome – e não só. O Chromium, o software aberto que serve de base a este navegador, é também utilizado noutros browsers, como o Opera ou Vivaldi. Recentemente, também a Microsoft anunciou que está a desenvolver um browser baseado em Chromium.

Leia também | Microsoft prepara novo browser para destronar o Chrome

A ideia será a de, numa próxima versão do Chrome, alterar a forma como funciona API (a interface de programação da aplicação) que é utilizada pelas extensões. Segundo um rascunho publicado pela empresa, o Manifest V3, as extensões que bloqueiam anúncios vão ter menos capacidade para distinguir aquilo que é um anúncio e, consequentemente, bloqueá-lo.

Segundo a Google, esta decisão justifica-se com questões de rendimento, segurança e privacidade. Como já se sabe, a gigante da Internet financia-se em anúncios – se menos pessoas os conseguem ver, menores são os rendimentos gerados.

Os 40 produtos que a Google matou nos últimos 20 anos