Publicidade Continue a leitura a seguir

Instagram estará a testar uma forma diferente de navegar na app

Ainda nos primeiros tempos, em 2009, a aplicação tinha outro nome: Burbn.
Esta é a primeira foto partilhado no Instagram: data de 16 de julho de 2010 e foi partilhada por Kevin Systrom, um dos fundadores da empresa.
Nos primeiros tempos, ainda antes de galerias e tudo mais, o Instagram era o sítio onde toda a gente queria partilhar fotos com demasiados filtros.
Em 2013, já nas mãos do Facebook, os vídeos de 15 segundos chegavam ao Instagram.
O primeiro logótipo do Instagram, antes de tudo se tornar numa gradiante cor-de-rosa.
Há alguns anos, o Instagram decidiu mudar radicalmente de ar: o azul e os tons escuros foram substituídos por um visual mais clean, onde predomina o branco.
A mudança de visual afetou também outras aplicações, como o Boomerang, por exemplo, que também viu o logo ser alterado.
Em 2016, novo patamar no Instagram, com a introdução das Stories ou histórias.
Ainda em 2016, o Instagram apresentava a funcionalidade que permitia transmitir vídeo em direto.
Este ano, o Instagram lançou a IGTV, uma espécie de hub de vídeo, virado para os criadores de conteúdos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A forma de navegar no Instagram poderá vir a mudar: tudo porque a rede social de partilha de imagens estará a ponderar adotar a mesma lógica de navegação que é usada nas Stories. 

Até aqui, a forma como se usa o Instagram é bastante tradicional: deslizando o dedo pelo ecrã do smartphone pode avançar entre as publicações. Agora o caso pode vir a mudar de figura, já que a rede social está a testar uma forma em que, através de pequenos toques, poderá avançar ou recuar entre os posts.

Este teste foi detetado por um utilizador chamado Suprateek Bose, que recorreu ao Twitter para mostrar um screenshot do teste, que está a ser feito através do separador ‘Explorar’ do Instagram – que também foi alvo de mudanças nos últimos tempos.

Se isto parece familiar, é porque é mesmo: a lógica de navegação que está em estudo é exatamente a mesma que é usada nas Stories. Um toque à direita permite avançar para o próximo post, por exemplo. Vale a pena recordar que as Stories são atualmente um dos maiores sucessos do Instagram, tendo ajudado a alavancar o número de utilizadores da rede social.

Leia também | E ao 8º aniversário, o Instagram pode nunca mais ser o mesmo

Entretanto, também no Twitter, Matt Navarra, consultor na área de redes sociais, que também já geriu as redes sociais do site The Next Web, partilhou uma atualização sobre o assunto. O Instagram está efetivamente a fazer este tipo de testes, mas quer condicioná-los apenas ao separador ‘Explorar’, pelo menos de momento.

Este tipo de testes nas redes sociais têm vindo a tornar-se bastante habituais. De vez em quando, é normal que alguns utilizadores tenham acesso a estas funcionalidades de teste, para que seja possível perceber de que forma reagem os utilizadores às mudanças.

Na galeria de imagens acima, veja uma breve evolução das mudanças que o Instagram tem feito ao longo dos anos.

Leia também | Estes são os portugueses que dominam o Instagram