Publicidade Continue a leitura a seguir

iPhone. O que esperar do smartphone da Apple em 2018?

1. Esta nova imagem, conseguida pela publicação TrendForce, revela aquelas que deverão ser as principais características dos novos iPhone.
2. Outro dos leaks mostra os três possíveis tamanhos dos novos iPhone.
3. Um render do possível iPhone X Plus feito iDrop News. A confirmar-se, o novo iPhone será visualmente muito semelhante ao iPhone X.
4. Refere-se que a tecnologia de reconhecimento facial, atualmente presente no iPhone X, chegue a todos os novos iPhone.
6. Uma das imagens que circula pela internet faz algumas previsões relativamente à composição da linha de iPhones em 2018. Imagem: KGI research

Publicidade Continue a leitura a seguir

A manter-se a tradição, a Apple prepara-se para apresentar o novo elemento da família iPhone, algures em setembro. À semelhança do Note 9, também há uma quantidade considerável de rumores e leaks sobre o novo flagship da marca da maçã. 

A Apple chegou esta semana a um novo patamar de valorização, mas há que continuar a aumentar a família de produtos. É justamente em setembro que se assinalam os onze anos desde o lançamento do primeiro iPhone – com a Apple a organizar uma apresentação anual, onde já se tornou tradição anunciar as novidades da linha de smartphones.

Leia também: Conheça os produtos que tornaram a Apple num gigante icónico

Depois de ter lançado uma edição especial, o iPhone X, que assinalou uma década desde o iPhone original, o mundo tecnológico já está curioso para saber qual o próximo movimento do xadrez da Apple. E, como seria de esperar, há muitos leaks e rumores para acompanhar enquanto a apresentação de setembro não chega. Além da habitual curiosidade do mercado em relação a este novo flagship, também há outro pormenor a ter em conta: depois de a Apple ter perdido terreno no ranking das marcas mais vendidas de telefones, no último semestre, caindo para a terceira posição, conseguirá uma novidade na linha iPhone recuperar a posição nos próximos meses?

Três telefones, com tamanhos variados

Ainda o iPhone X e os iPhones 8 e 8 Plus tinham chegado às lojas e já arrancavam os rumores relativamente aos próximos smartphones da Apple. Em setembro, é referido várias vezes que a Apple possa vir a apresentar não um, mas sim três iPhone: um modelo de 5,8 polegadas que funcionará quase como uma segunda geração do iPhone X, com ecrã OLED e outro telefone maior, muitas vezes referido como “iPhone X Plus”, com umas possíveis 6,5 polegadas – também com ecrã OLED.

A terceira opção nesta linha poderá ser ainda um iPhone com ecrã LCD, de 6,1 polegadas, mas que manterá algumas das funcionalidades do atual iPhone X – quem o diz é a Forbes, citando a publicação Ghostek. Visualmente, os renders e leaks divulgados apontam para telefones visualmente muito parecidos com o atual iPhone X – notch incluído.

Um iPhone mais barato?

A ideia deste terceiro telefone passará por trocar o material do ecrã: em vez de utilizar o ecrã OLED, como acontece atualmente, a marca poderá estar a ponderar um novo telefone mais barato, graças à utilização de um ecrã LCD.

Relativamente a tamanhos, as fontes apontam para um tamanho intermédio, com 6,1 polegadas. E esta troca poderá bem reduzir o investimento feito na hora de comprar um iPhone: é referido que a diferença de preço possa chegar aos 250 dólares (cerca de 215 euros), relativamente aos preços atuais do iPhone X (cujo preço arranca nos 1179 euros).

Além disso, há também analistas que referem que a Apple poderá querer usar as cores como um elemento que cria distinção no smartphone, nomeadamente no que diz respeito a preços.

Face ID em todos os iPhone

Sites como o Macrumors aponta outra mudança na linha iPhone – a utilização da tecnologia de Face ID nos novos telefones. No iPhone X, esta funcionalidade tem sido usada como uma forma de desbloquear o smartphone – que acabou por aumentar a área útil de ecrã, ao eliminar o botão de Touch ID da base do telefone.

Com a possibilidade de ter esta tecnologia para desbloquear o telefone, entre outras funcionalidades, este poderá ser o adeus ao botão de Touch ID que tem sido habitual nos iPhone.

Possíveis especificações

É esperado que os iPhone de 5,8 e 6,5 polegadas mantenham a lógica da câmara dupla traseira. Relativamente à bateria, vários sites apontam para que o smartphone de 6,5 polegadas, sendo o maior, possibilite a inclusão de uma bateria com maior capacidade (há quem refira que possa variar entre os 3300 e os 3400 mAh). Comparando com o iPhone X, que tem uma bateria de 2716 mAh, trata-se de um ‘upgrade’.

Naquilo que diz respeito à memória RAM, é referido que os modelos possam ter 4 GB de RAM e o novo processador A12. Além disso, uma análise ao iOS 12 dá a entender que os telefones possam vir a ter a possibilidade de utilizar dois cartões SIM em simultâneo, uma funcionalidade já há muito pedida pelos utilizadores de iPhone.