15 anos de Facebook: recorde os marcos da história da rede social
Nesta galeria pode recordar os marcos da história da rede social| Lançamento TheFacebook (2004): o início O primeiro milhão: em dezembro de 2004, a rede social chegava a um número redondo de utilizadores. REUTERS/Dado Ruvic/File Photo Feed de notícias original: em 2006, chegava o feed de notícias ao Facebook. Facebook para todos: antes os registos eram apenas para universitários. Em setembro de 2006, a rede social passa a ser para todos. REUTERS/Beck Diefenbach O cartão: no início da carreira, Mark Zuckerberg usava um cartão com o nome e uma frase caricata - “I'm CEO, bitch”. Facebook compra FriendFeed: uma das primeiras aquisições feitas pela rede social. O lançamento do Messenger: em agosto de 2011, o Facebook Messenger chegava ao Android e iOS. Só mais tarde, em outubro, chegaria ao Blackberry. Uma nova cronologia: em setembro de 2011, era tempo de o Facebook mudar de aspecto, com o surgimento da cronologia Compra do Instagram (abril 2012): para evitar ter uma concorrente, o Facebook comprou o Instagram, por mil milhões de dólares. Têm sido redes sociais independentes, mas o Facebook tem apostado numa maior presença na rede partilha de fotos. Entrada em bolsa (maio 2012): já era possível comprar ações da rede social. Aquisição do WhatsApp (2014): 19 mil milhões de dólares A aposta na realidade virtual (2014): por dois mil milhões de dólares, o Facebook comprou a Oculus VR, uma empresa dedicada à realidade virtual. A chegada aos mil milhões de utilizadores: em agosto de 2015, um marco no número de utilizadores diários. Os likes não bastam: em 2016, a rede social aumentava o número de reações disponível. 'Adoro', 'risos', 'fúria', 'wow' e 'tristeza' juntavam-se ao clássico gosto. As Stories chegam ao Facebook: em 2017, era tempo de importar o sucesso conseguido primeiro pelo Snapchat e, mais tarde, replicado pelo Instagram. O caso Cambridge Analytica: uma das maiores controvérsias da rede social foi revelada em 2018, expondo muitas dúvidas relativamente a dados e privacidade no Facebook. REUTERS/Charles Platiau Ataque informático: em setembro de 2018, a rede social anunciava que os dados de 50 milhões de utilizadores tinham sido expostos, depois de hackers explorarem um vulnerabilidade de segurança. Mais tarde, o número foi reduzido para 30 milhões. A aposta em gadgets: no ano passado, o Facebook lançou a sua primeira aposta no mundo de gadgtes, com o Portal, um dispositivo para fazer videochamadas. Resultados positivos: em janeiro, o Facebook anunciava receitas de 16,9 mil milhões de dólares e um número recorde de utilizadores. REUTERS/Aly Song
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A 4 de fevereiro de 2004, nascia uma rede social para ligar jovens universitários, criada por uma prodigiosa mente: Mark Zuckerberg. Em 15 anos de vida, muita coisa se passou no Facebook.
De produto para jovens das universidades da Ivy League até empresa à escala global, muita coisa aconteceu no mundo do Facebook. Pelo meio, contam-se as polémicas, as aquisições de empresas (com casos bem conhecidos) e a multiplicação dos números de utilizadores.
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Aos 15 anos de vida, não é segredo que o Facebook se vê a braços com dúvidas e muitas questões ligadas ao mundo da privacidade. A juntar a este cocktail, ainda tem de lidar com as notícias falsas, que não se limitam só ao Facebook, mas também chegam a outros produtos da empresa, como o WhatsApp – recentemente, até foi necessário limitar o número de pessoas para as quais é possível reencaminhar mensagens no serviço de comunicação.
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Na galeria de imagens, recorde alguns destes marcos do Facebook, desde aquisições de empresas concorrentes até mudanças de visual na rede social.
Aos 15 anos, Facebook sofre as dores de crescimento da adolescência