Problemas no Facebook? Resultados apontam na direção oposta

REUTERS/Stephen Lam

A rede social revelou os resultados do último trimestre de 2018. Mesmo com os problemas de privacidade a alterarem a perceção que os utilizadores têm do Facebook, os números apontam para crescimento: as receitas chegaram aos 16,91 mil milhões de dólares (14,74 mil milhões de euros), no quarto trimestre do ano passado.

Os resultados superaram as expectativas dos analistas de mercado – tal como o número de utilizadores ativos. Em dezembro de 2018, mais de 1,52 mil milhões de utilizadores usaram o Facebook todos os dias. Trata-se de um crescimento de 9%, em relação ao mesmo período de 2017. Os utilizadores ativos mensais também cresceram, passando para os 2,32 mil milhões, registados no último dia de 2018. São mais 9% do que no mesmo período do ano anterior.

Leia também | Facebook lança ferramentas para evitar manipulação nas eleições europeias

Comparando com o terceiro trimestre de 2018, apesar dos problemas de privacidade, o Facebook ainda conseguiu conquistar mais utilizadores, com um crescimento de 1,8%. Tinha sido anunciado que se estava a registar um decréscimo do número de utilizadores nos Estados Unidos e na Europa – este crescimento ligeiro entre trimestres revela que a rede social estará a tentar compensar estas quebras. Os números cresceram tanto na Europa como nos Estados Unidos, revelam os resultados.

Na região da Ásia-Pacífico, trata-se do maior crescimento de utilizadores pro território. Esta área passa dos 917 milhões de utilizadores no terceiro trimestre para os 947 milhões, no encerrar do ano.

Também foram desvendados números ligados a outros produtos da empresa, como o Instagram, WhatsApp ou Messenger. Segundo a informação anunciada, há mais de dois mil milhões de pessoas que usam algum destes serviços, todos os dias.

Zuckerberg quer debates para discutir a tecnologia na sociedade