Como um dos estúdios mais conceituados do mundo escolheu Lisboa para o seu próximo investimento

Ustwo | Monument Valley
Foto: Monument Valley é a aplicação criada pela Ustwo mais reconhecida e premiada a nível internacional. A empresa foi fundada em Londres, em 2004, e Lisboa vai ser a quinta aposta internacional.

O estúdio britânico Ustwo conquistou o mundo com o seu jogo Monument Valley. Agora deixou-se conquistar por Lisboa e pelo talento dos designers e programadores portugueses.

A empresa britânica Ustwo vai mesmo avançar com a criação de um estúdio de desenvolvimento em Lisboa. Depois de a Insider/Dinheiro Vivo ter avançado a informação em novembro, na época da Web Summit, a tecnológica confirma agora que já está a fazer contratações e que espera recrutar dez designers e programadores em 2019.

“Estamos a começar um estúdio de desenvolvimento de produto em Lisboa”, confirmou Carsten Wierwille, diretor executivo da empresa. “Portugal é um daqueles sítios onde há bom talento e que nem sempre foi devidamente valorizado. É um bom local para criarmos um escritório”, explica.

O nome Ustwo pode não ser conhecido pela maioria das pessoas, mas junto da comunidade tecnológica é um dos mais respeitados no mundo. A empresa já foi premiada pela Apple, distinguida por publicações como a Time e tem clientes como a Ford, Samsung, Sky, Nike, Google, Inditex e Qantas.

E muito graças a um dos seus produtos-sensação, o videojogo Monument Valley, para dispositivos móveis. Apesar de este ser o ex libris, a empresa trabalha outras áreas específicas, como a indústria automóvel, as experiências imersivas (realidade virtual e aumentada) e o segmento da saúde.

Leia também | “Talento português nos videojogos é tão bom ou melhor do que aquilo que é feito noutros países”

A área da saúde vai ser, aliás, aquela na qual a equipa portuguesa vai estar focada, com Carsten Wierwille a não descartar a possibilidade de no futuro estar envolvida em outros projetos. O CEO confirmou ainda qual vai ser o primeiro cliente servido pelo estúdio lisboeta: a gigante alemã Fresenius Medical Care.

“É uma área interessante onde começamos a ver as tecnologias digitais a serem cada vez mais usadas para ajudar os pacientes e para dar apoio aos clínicos.”

Sem revelar o valor que o investimento em Lisboa representa, o CEO da Ustwo diz que durante os meses de abril e maio já deverá ter um escritório na capital. “Se estiver a correr bem, teremos todo o prazer em acelerar [as contratações].”

“A equipa em Lisboa vai trabalhar de muito perto com o nosso estúdio em Londres, penso que é uma colaboração que faz sentido para nós e estamos habituados a ter equipas distribuídas em diferentes localizações, mas queremos testar isto primeiro e garantir que corre bem, antes de escalarmos de forma demasiado agressiva.”

Carsten Wierwille admite que parte do interesse por Portugal tem motivos pessoais. “Passei a minha lua-de-mel aí, há quase 20 anos, e voltei em junho [de 2018], estive no Porto. Ficamos impressionados com as mudanças que aconteceram em Portugal, a recuperação económica, a cultura. O país tem uma longa tradição de arte, mas que ainda não tinha sido transposta para a tecnologia.”

Programadores ganham cada vez mais em Portugal – e salários vão continuar a aumentar