Zuckerberg quer debates para discutir a tecnologia na sociedade

Facebook Mark Zuckerberg

Depois de um ano complicado para o Facebook, o líder da rede social propõe uma série de eventos públicos, com o objetivo de discutir o futuro da tecnologia na sociedade.

Os planos do patrão do Facebook foram divulgados num publicação no perfil da rede social, onde o fundador e CEO fala sobre aquilo que aprendeu em 2018 e também sobre os desafios para este ano.

“O meu desafio para 2019 passa por organizar uma série de discussões públicas sobre o futuro da tecnologia na sociedade – as oportunidades, os desafios, esperanças e ansiedades”, é possível ler. Zuckerberg apresentou ainda mais alguns detalhes sobre esta iniciativa. A proposta é que as conversas sejam feitas gradualmente, com líderes, peritos e “pessoas da comunidade que sejam de diferentes áreas”.

Mark Zuckerberg, que tantas vezes esteve sob pressão devido aos escândalos de privacidade do Facebook, refere que “o desafio intelectual vai ser interessante”. As conversas serão públicas, como também explica, sendo partilhadas no “Facebook ou Instagram”. Também é deixada no ar a hipótese de os debates ainda poderem ser transmitidos através de outros meios.

Leia também | Há um outro lado do Facebook, com um plano para ligar o mundo

A reputação da rede social, que conta com 2,2 mil milhões de utilizadores, foi fortemente afetada pelo caso Cambridge Analytica, revelado em abril de 2018. Na altura, veio a lume que os dados pessoais dos utilizadores da rede social teriam sido utilizados sem consentimento, para influenciar momentos políticos como as eleições norte-americanas de 2016.

Passados uns meses, o Facebook viria ainda a ser alvo de um ataque informático e, já no final do ano, o New York Times revelaria as movimentações internas da rede social para enfrentar o escândalo. Ao longo do ano, a liderança de Zuckerberg foi várias vezes criticada e, inclusive, as vozes mais críticas pediram até um afastamento do cargo – algo que Zuckerberg sempre negou.

Leia também | “Regulem o Facebook: Eles são os novos cigarros, são viciantes” 

Mas estes não são os únicos desafios que o Facebook enfrenta. Problemas como a disseminação de notícias falsas ou o aumento do discurso de ódio na rede social também são alvo de duras críticas.

Por quantos euros é que fecharia a sua conta do Facebook? O valor é surpreendente