O mundo das viagens espaciais turísticas continua a aquecer. Desta vez, Richard Branson, o multimilionário responsável pela Virgin Galactic, garante que o primeiro teste da empresa está a “semanas e não meses” de distância.
Em conversa com a CNBC, Branson refere que a empresa está “mais do que tentadoramente perto” de realizar o seu primeiro teste sub-orbital, deixando claro que isso está à distância de “semanas e não meses”, como se poderia pensar.
Desde 2004 que o milionário, que também é dono da companhia aérea Virgin, tem vindo a investir dinheiro na Virgin Galactic, que tem como objetivo implementar a lógica do turismo espacial. A questão é que este teste tem sido uma promessa dos responsáveis da empresa já há vários anos, tendo vindo a ser alvo de constantes adiamentos e atrasos.
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Um dos próximos objetivos da Virgin Galactic é conseguir fazer este teste, garantindo que a aeronave SpaceShipTwo consegue atingir uma maior altitude. O plano inicial inclui uma viagem de cerca de duas horas e meia, embora apenas alguns minutos sejam passados em espaço sub-orbital.
Segundo as informações reveladas a SpaceShip Two tem espaço para seis passageiros e dois pilotos.
Como seria de esperar, os bilhetes não têm um preço nada amigável, já que custam 250 mil dólares cada (cerca de 216 mil euros). O milionário explicou também à imprensa internacional que não espera grandes quedas de preço dos bilhetes, mas que espera conseguir chegar daqui a dez anos a uma faixa de preços entre os 40 mil e 50 mil dólares por bilhete. Apesar do preço ligeiramente proibitivo das viagens da Virgin Galactic, já houve perto de 800 pessoas que compraram bilhete.
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Ainda assim, é preciso fazer alguma gestão de expectativas relativamente a estas promessas de Branson – que fala num teste que está prometido há cerca de 14 anos. Em 2014, a Virgin Galactic chegou efetivamente a fazer um teste, embora o resultado não tenha sido favorável. O acidente vitimou o piloto da aeronave, uma primeira versão da SpaceShipTwo, e deixou gravemente ferido o co-piloto.
Ao longo dos anos, temos assistido ao aumento da quantidade de empresas que querem tornar o turismo espacial possível. A mais recente a conseguir gerar algum ‘buzz’ à volta da questão tem sido a SpaceX de Elon Musk, que já até apresentou quem é o seu primeiro turista espacial, embora ainda nem exista uma data possível para a viagem.
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Ao mesmo tempo em que se tornava público que Yusaku Maewaza seria o primeiro turista a reservar uma viagem com a SpaceX, era apresentado também o projeto #DearMoon, em que o bilionário da gigante de e-commerce Zozotown explicava que queria ir ao espaço, sim, mas acompanhado por uma comitiva de artistas. A ideia é que, viajando acompanhado por um fotógrafo, um cineasta, um músico, designer de moda, um escultor e um escritor, possa ser feita produção artística inspirada numa viagem que não está ao alcance de todos.
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