Tim Cook e Steve Jobs, alguns meses antes de Jobs ceder o seu lugar a Cook por doença. Jobs morreu em outubro de 2011, um mês e meio depois de deixar o cargo de CEO da Apple.
Apple I. O primeiro prodjuto da Apple, datado de 1976 e feito por Steve Wozniak e por Steve Jobs a partir da garagem dos pais de Jobs.
The Macintosh - 1984. O primeiro computador pessoal a pensar nas massas da Apple já mostrava um cuidado com o design única na época.
iMac G3 - 1998, o modelo acabou por ser um dos principais motores para a recuperação da Apple no regresso de Steve Jobs ao leme da marca que criou.
iPod - 2001. Lançado em outubro de 2001, vinha com a promessa de poder albergar mil canções. O iPod foi o primeiro passo para a nova era da Apple que viria a singrar com o iPhone seis anos mais tarde.
O iPhone foi lançado no verão de 2007. Recebido com críticas e piadas de alguns concorrentes, incluindo a Microsoft, foi o primeiro passo para a massificação do smartphone, numa altura em que a Nokia dominava por completo o mercado dos telemóveis.
Foi em São Francisco, a 9 de janeiro de 2007, que Steve Jobs mostrou ao mundo pela primeira vez o iPhone. O aparelho só viria a ser lançado alguns meses depois e o seu sucesso planetário capaz de influenciar várias empresas e negócios tornou-se algo histórico e é um dos motivos para a empresa já ter atingido a avaliação de um bilião de dólares.
Foi em janeiro de 2008, uns meses depois do lançamento do iPhone, que a Apple quis voltar a ser 'cool' nos portáteis e lançou o MacBook Air. Steve Jobs tirou o pequeno e fino computador de dentro de um envelope, numa altura em que o mundo ainda não tinha experienciado o que chamamos hoje de Ultrabooks. (Reuters)
O iPad foi apresentado ao mundo em abril de 2010 pelo líder carismático da Apple, Steve Jobs. Era um substituto para o computador, usando várias caraterísticas do iPhone. Não conseguiu o mesmo sucesso de que o iPhone mas marcou uma tendência na altura.
Tim Cook apresentou no novo Auditório Steve Jobs, em Cupertino (junto à nova sede da Apple) no final de 2017 o novo iPhone X. O modelo serviu para celebrar os 10 anos do iPhone e tornou-se no iPhone mais caro de sempre lançado pela Apple (999 dólares nos EUA e 1179 euros em Portugal). Apesar disso, já em 2018 teve vendas surpreendentes e marcou uma nova tendência, especialmente nos smartphones com os chamados notch ou entalhes.
A Apple tornou-se esta quinta-feira na primeira empresa norte-americana a valer um bilião de dólares (ou como dizem os americanos, ‘a trillion dollar company’) e estes são os produtos que definiram o caminho de sucesso da marca da maçã.
Steve Jobs morreu a 5 de outubro de 2011 e, passados quase sete anos da sua morte, a sua Apple continua a fazer história em números agora pela liderança do delfim de Jobs, Tim Cook. Esta quinta-feira tornou-se oficial: Apple, a maçã que já vale um ‘trilião’ de dólares.
A empresa que mantém a génese criada e alimentada pelo seu icónico líder e fundador tornou-se na primeira empresa norte-americana e atingir essa avaliação e apenas a segunda companhia a nível mundial a consegui-lo – a primeira foi a PetroChina, já em 2007.
Neste contexto, passamos em revista na fotogaleria em cima alguns dos produtos que definiram o trajeto de sucesso da Apple, do primeiro protótipo feito numa garagem por Steve Wozniak (há vários anos) e Steve Jobs, até aos lançamentos icónicos mais recentes. Foi com o regresso de Jobs à Apple, no final dos anos 1990, que a empresa começou um trilho de lançamentos icónicos que mudaram indústrias (a começar em 2001 pelo iPod) e influenciaram tendências globais.