Em 2016, dominou o verão, conseguindo até levar milhares de jogadores a percorrer as ruas em busca de pokémons. Mas, segundo os números agora revelados, parece que há quem ainda continue a dar os primeiros passos no Pokémon Go.
O conceito de Pokémon Go era simples: instalava uma aplicação móvel e depois era começar a caçar os diferentes pokémons. A diferença é que era mesmo preciso andar pelo mundo real para encontrar as diferentes criaturas e as Pokéstops, que correspondem a localizações no mundo real.
O fenómeno era de tal tamanho que era possível ver inúmeros portugueses a percorrer as ruas em busca de pokémons. Depois da febre inicial, a verdade é que houve vários jogadores que se cansaram e chegaram inclusive a desinstalar a aplicação.
Leia também | Criadora de Pokémon Go compra empresa de jogos Seismic Games
Agora, segundo os dados da Niantic, a empresa responsável pelo jogo, as coisas não são assim tão lineares. Pokémon Go registou um aumento de 35% no uso ativo da aplicação, desde maio. Também a SuperData, que faz análises a este tipo de mercado, tinha referido que o jogo teve em junho o maior número de utilizadores ativos desde o lançamento do jogo, em 2016.
A justificação para isto acontecer? A introdução da possibilidade de trocar pokémons entre os jogadores. Esta funcionalidade já era há muito pedida pelos jogadores – afinal, é um ponto crucial de toda a experiência do universo criado pela saga Pokémon. Além disso, também foi incluída uma vertente mais social, com a possibilidade do envio de presentes e algumas ajudas para outros jogadores.
De acordo com os dados da Niantic, foram feitas mais de 113 milhões de ligações entre jogadores, desde a introdução da funcionalidade, em junho desde ano. E de presentes? A empresa refere que foram enviados mais de 2,2 mil milhões de itens para outros jogadores.
Leia também | Walking Dead: Our World. Será este o próximo Pokémon Go?
A febre pode ter acalmado desde 2016, é certo, mas houve sempre quem se tivesse mantido fiel ao jogo. A prova disso são os vários eventos de Pokémon Go, que juntaram milhares de jogadores em cidades da Alemanha, Estados Unidos ou Japão.
Com o verão a terminar, a Niantic promete mais novidades no jogo Pokémon Go e deixa ainda no ar que continua a trabalhar naquilo que acredita ser uma nova febre de jogo mobile – o jogo de realidade aumentada Harry Potter: Wizards Unite.
Leia também | Novo kit de programação da Kano vai usar a magia de Harry Potter