ANETIE apresenta o Livro Branco das Indústrias Culturais e Criativas

Oliva Creative Factory
A Oliva Creative Factory, em São João da Madeira.

A ANETIE apresenta o Livro Branco das Indústrias Culturais e Criativas, que traça um programa de ação para tirar partido da inovação e tecnologia.

A Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica (ANETIE) apresenta esta sexta-feira, dia 19 de julho, às 9h30, este ‘Livro Branco’, elaborado sob a coordenação da Universidade do Minho.

O livro conta com o contributo de académicos, especialistas, empreendedores, gestores e empresários para desenhar um programa de ação com consequências práticas na intervenção das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, explica a organização.

Entre as várias medidas, conta-se a promoção de ações de sensibilização para o potencial das tecnologias emergentes e ainda o estímulo à colaboração entre as instituições da área da tecnologia, universidades e associações e empresas.

Leia também | O que é que o 5G significa para o seu negócio?

Além disso, este livro ainda pretende estimular a literacia digital da população, referindo também as potencialidades da partilha de práticas empresariais ligadas às tecnologias de informação.

Em comunicado, é referido que estas propostas querem estabelecer uma “cultura de inovação com impacto direto no emprego, competitividade e internacionalização”.

José Pedro Salas Pires, líder da ANETIE, destaca que, atualmente, é necessário que as indústrias culturais e criativas se adaptem aos novos requisitos dos consumidores. No entanto, para isso acontecer, nota que “será necessário que o tecido empresarial esteja capacitado para responder à implementação das intituladas tecnologias emergentes, seja pelo lado da velocidade estonteante da inovação, seja pelo lado da captação, atração e retenção de talento”.

Leia também | “Tecnologias quânticas são importantes para a soberania. Portugal não pode ficar para trás”

Além da apresentação das principais medidas incluídas no livro, a apresentação contará ainda com a apresentação de casos de estudo, da Horizon 47 e da DAM, marca de mobiliário e acessórios incubada na Oliva Creative Factory.

O Livro Branco das Indústrias Culturais e Criativas é apresentado esta sexta-feira, dia 19 de julho, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira.

Recheadas de IA e com menos colaboradores: assim serão as empresas do futuro