Aplicação de digitalização com mais de cem milhões de downloads escondia malware

Android Aplicações maliciosas
Foto: Jonah Pettrich / Unsplash

Se tem a aplicação CamScanner, é tempo de a desinstalar do seu telefone Android, recomenda a Kaspersky. A empresa descobriu um malware escondido na aplicação, que já conta com mais de cem milhões de downloads.

Os investigadores da empresa de segurança descobriram malware na aplicação CamScanner, que permite digitalizar documentos através do smartphone. A Kaspersky indica que o código da app  contém um módulo que permite a instalação de um trojan no sistema. Assim que o utilizador instalava a aplicação, era possível apresentar publicidade de uma forma abusiva ou até fazer a subscrição automática de outros serviços, resultando em proveitos financeiros para os envolvidos.

Leia também | Dez aplicações essenciais para instalar no seu telefone Android

Além disso, a Kaspersky nota ainda que, uma vez instalada, a aplicação tinha acesso a informações dos utilizadores, como documentos, contactos ou fotografias. Em alguns casos, os investigadores da empresa de segurança referem que o malware conseguiria ainda instalar outras aplicações, sem conhecimento do utilizador.

Entretanto, a Google já removeu a aplicação da loja Google Play, mas é recomendado que quem tenha instalado a aplicação sem ter o Google Play Protect (o sistema de proteção da loja de apps) ou tenha instalado a aplicação de uma forma não oficial possa ainda estar vulnerável.

Android. Oito milhões de utilizadores enganados por apps de anúncios