Aplicação de distanciamento social utiliza espaço para salvar vidas

covid coronavirus app
DR

Uma aplicação gratuita que ajuda as pessoas a observar o distanciamento social para retardar a disseminação do coronavírus foi agora lançada.

Criada pela Lanterne, uma empresa startup do Reino Unido apoiada pela Agência Espacial Europeia (ESA), a nova app utiliza dados de satélite e tecnologias de inteligência artificial para identificar onde as pessoas se estão a reunir em qualquer lugar do mundo.

As pessoas que precisam sair de casa para ir ao supermercado ou à farmácia podem verificar, antes de sair, se as lojas estão a ficar cheias de gente. Se houver muitas pessoas, podem atrasar a sua viagem até ficar menos movimentada ou ir para lojas menos movimentadas nas proximidades.

A aplicação “Crowdless” utiliza fontes de dados existentes anonimizadas, como dados do Google Maps e Google Places, que rastreiam os movimentos de dispositivos móveis. Combina essas informações com dados de multidão, solicitando ao usuário que confirme se o local está ocupado ou não.

Os cofundadores da Lanterne, Alex Barnes, Yohan Iddawela e Sebastian Mueller, criaram a aplicação empregando as habilidades e conhecimentos adquiridos ao desenvolver o seu produto principal, projetado para ajudar as pessoas nas zonas de conflito a navegar com segurança.

Demorou apenas três dias para criar a aplicação e, desde então, passou por mais seis protótipos nas últimas quatro semanas. Em comunicado, a responsável Yohan Iddawela explica: “A missão da nossa empresa social, Lanterne, é usar dados para melhorar a segurança e promover o desenvolvimento económico. Como resultado, queríamos ver o que poderíamos fazer com o nosso conjunto de habilidades para ajudar as pessoas num momento tão difícil”.

O objetivo passa por reduzir a taxa de infeção do covid-19 e a empresa diz estar comprometida em manter a app 100% gratuita “para que todos possam usar”.

Sue O’Hare, Gerente de Operações do Centro de Incubação de Negócios da ESA no Reino Unido, disse: “Lanterne é um exemplo magnífico de como as tecnologias espaciais e de satélite podem ser usadas e adaptadas para criar maneiras globais de mudar o jogo para ajudar o mundo na guerra contra o Covid-19″.

“Estou emocionada que o Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia, através do Centro de Incubação de Empresas da ESA no Reino Unido, tenha fornecido à Lanterne as tecnologias certas e o apoio necessário para desenvolver essa tecnologia inovadora e, finalmente, que salvará vidas.”

A Crowdless está disponível publicamente para download gratuito no iOS e no Android.

Uso de internet sobe 30% em Portugal. Deixar de fumar e sites infantis em destaque