Apple. Desinteresse de Tim Cook pelo design terá motivado saída de Jony Ive

Jony ive apple

Na semana passada, tornou-se pública a saída do conhecido designer Jony Ive da estrutura da Apple. Segundo meios como o The Wall Street Journal ou a Bloomberg, a saída terá sido motivada pela falta de interesse de Tim Cook pela área do design.

A notícia da partida de Jony Ive caiu que nem uma bomba e terá arrancado vários milhões ao valor de mercado da Apple. O chefe de design da Apple está de saída da tecnológica, preparando-se para criar a sua própria empresa, era indicado.

A conta-gotas, começam a ser conhecidas mais informações ligadas à saída de Ive – afinal, a questão já terá começado há alguns anos, com a mudança do foco da Apple para as operações e não tanto para o design, diz o WSJ ou a Bloomberg.

Leia também | Preço do novo computador da Apple pode chegar aos 40 mil euros

Esta mudança, levada a cabo por Tim Cook, o CEO da Apple, terá desagradado a Ive, conhecido pelo design de produtos como o iPod ou o iPhone. Este eventual desinteresse terá sido uma das motivações para a saída, especialmente tendo em conta a relação de Ive com Steve Jobs, o antigo líder da empresa norte-amerciana.

O Wall Street Journal aponta ainda que Ive estaria a aparecer cada vez menos nos escritórios da Apple. Além disso, as fontes apontam ainda que Ive estaria desagradado pela “falta de interesse no processo de desenvolvimento de produto” que Cook demonstrava.

Leia também | Jony Ive, líder icónico do design da Apple está de saída

O britânico Jony Ive foi promovido a chief design officer, pouco tempo depois do lançamento do Apple Watch. Entre os designs mais conhecidos da sua carreira contam-se o iPhone, iPad, o Apple Watch ou o tão conhecido iPod.

Jony Ive sai da Apple para criar a sua própria empresa, chamada LoveFrom, mas irá manter alguma ligação à tecnológica americana – que já está incluída no rol de clientes da futura empresa.

 

O design ao serviço da tecnologia. Da mobilidade ao iPhone