Chrome vai avisá-lo caso a sua password tenha sido roubada

Chrome OS

A Google já tinha indicado que iria avisar os utilizadores caso alguma das palavras-passe tivesse sido comprometida. A partir de agora, a funcionalidade já está disponível no Chrome, com a possibilidade de fazer a verificação à password.

No anúncio, onde detalha as novidades para proteger as palavras-passe dos utilizadores no browser, a tecnológica indica que esta verificação será feita sempre que queira entrar em algum site. A Google já tinha lançado este tipo de verificações este ano, mas no formato de extensão para o navegador Chrome. Em outubro, a funcionalidade foi também integrada na conta Google.

De acordo com a empresa, quando quiser fazer uma verificação a alguma das suas palavra-passe, a Google analisará a lista de passwords que já foram comprometidas em algum ataque recente e indicar se encontrou alguma correspondência.

Leia também | Cibersegurança. Caça ao bug gera milhões de euros em recompensas

A tecnológica americana tem uma base de dados com nomes de utilizadores e dados de acesso que já foram comprometidos em algum tipo de fuga de dados.

Assim, caso a sua password tenha sido roubada, poderá tomar alguma medida de segurança, como a alteração da palavra-passe ou, caso seja possível, recorrer a estratégias como a autenticação de dois fatores. Vale a pena recordar que a utilização da mesma password para serviços diferentes é fortemente desencorajada – pode consultar uma lista com algumas dicas para proteger a sua palavra-passe.

 

Acha a sua password infalível? Reveja as definições com estas dicas