1. Adormecer mais rápido | Se o telemóvel não estiver por perto, é menor a tentação de agarrar nele se o sono não pegar de imediato. Conclusão? Pode ser um passo para adormecer mais rápido.
2. Sono mais relaxado | Como não esteve no Instagram ou no YouTube antes de adormecer, então há menos impulsos visuais para o cérebro processar. Isto pode resultar numa noite de sono mais descansada e num acordar mais enérgico.
3. Nada de interrupções durante a noite | Já lhe aconteceu não desligar a internet quando vai dormir e um amigo decide enviar-lhe várias mensagens durante a madrugada? Lá se foi o momento de descanso.
4. Poupar tempo de manhã | Se o smartphone também não estiver por perto quando acorda, então talvez deixe de estar no topo das suas prioridades assim que abre as pestanas. Ao eliminar o smartphone da rotina matinal, vai provavelmente poupar alguns minutos que lhe podem ser valiosos.
5. Uma questão de segurança | Mesmo sem haver 100% de certezas quanto aos efeitos das radiofrequências dos telemóveis no corpo humano, reduzir a exposição a este elemento durante as sete ou oito horas em que está a dormir mal não há de fazer.
6. Modo de voo | Se por algum motivo não quiser mesmo deixar de dormir com o smartphone ao seu lado, pode pelo menos diminuir as suas capacidades - ao ativar o modo de voo, as distrações que o dispositivo pode provocar são muito menores. Este pode até ser um primeiro passo para deixar de vez o hábito de dormir com o smartphone.
7. Menos dependência do smartphone | O simples ato de melhorar a sua relação com o smartphone antes de dormir e depois de acordar, pode significar uma relação diferente com o dispositivo ao longo do dia. Se está a tentar gastar menos tempo em ‘ecrãs’, esta pode ser uma forma de começar.
Receio de perigo para a saúde é uma das razões para não dormir com o smartphone ao seu lado, mas há outros motivos que deve conhecer.
As pessoas criaram uma relação tão forte com o smartphone que a última coisa que fazem à noite e a primeira de manhã é, provavelmente, mexer no gadget. Seja para ativar o despertador, seja para saber que novidades traz o novo dia.
A sensação de estar sempre contactável e com o telemóvel por perto traz conforto a muitas pessoas, mas também pode trazer alguns perigos. O tema ainda não é consensual, mas ao longo dos últimos anos foram apresentados estudos que indicam que uma exposição prolongada às radiofrequências dos telemóveis pode ser prejudicial para a saúde – facto que não está totalmente comprovado.
Mas além do tema das radiações, há outros motivos pelos quais não deve dormir com o telemóvel ao lado da cama (ou debaixo da almofada). Veja na galeria em cima por que razão não deve manter o telemóvel por perto na hora de dormir.