Esta plataforma portuguesa quer transformar as associações de estudantes

Adolescentes, jovens, miúdos
Fonte: Pixabay

Movimento Transformers e Impact Academy lançam programa AElead, para ajudar estas associações no novo ano letivo.

“A era das associações de estudantes que só organizam o baile e a viagem de finalistas terminou.” Em época de incerteza, O movimento português Transformers juntou-se à associação Impact Academy e foi lançada uma plataforma tecnológica para ajudar a dinamizar estas entidades no novo ano letivo, segundo o anúncio feito esta quinta-feira, dia 10.

O programa AElead serve para as associações de estudantes do ensino básico e secundário. Funciona como um jogo e permite a cada associação “colocar as atividades que desenvolve ao longo do tempo, com uma descrição e um número de participantes”. Conforme o sucesso, os utilizadores vão ganhando pontos na plataforma e desbloqueando novas temáticas e desafios para trabalhar várias competências sociais.

A plataforma tem três fases: inspiração, com uma digressão um hackaton; capacitação, com um bootcamp, vários workshops e sessões de mentoria; e celebração, um encontro nacional de associações do AElead e com o Festival TNT, dinamizado pelo movimento Transformers.

O sistema também permite a partilha de contactos e de vantagens de possíveis parceiros. Como numa rede social, será possível ver o que as outras associações de estudantes têm andado a organizar, para trocar contactos ou mesmo gerar parcerias.

O sistema foi testado no ano letivo passado com a câmara de Cascais e permitiu melhorar a autoestima a 63,2% dos alunos do município; 68,7% dos estudantes sentiram-se mais identificados com a escola.

“Ao ser implementada por um município, esta plataforma fará parte de estratégia global que tem como objetivo construir associações de estudantes e juvenis com propósito e que trabalhem em rede, ao mesmo tempo que se potenciam as competências dos dirigentes associativos para que sejam os exemplos dentro das suas comunidades”, assinala Inês Alexandre, líder do movimento Transformers, citada em comunicado de imprensa.

 

Nova app junta voluntários para ajudar pessoas em risco