Quase metade dos votos nas eleições da Estónia foram feitos online

Estónia | i-voting
Pessoas fazem a votação durante o período antecipado, na capital Tallinn. Foto: REUTERS/Ints Kalnins

Sistema foi implementado em 2005 e tem vindo a crescer de forma significativa desde então. País espera que nas eleições europeias metade dos votos já sejam feitos online.

Dos 561.131 estónios que votaram nas eleições legislativas do país, 247.232 fizeram-no através do sistema de votação online que o país disponibiliza – ou seja, 44% já fizeram o seu voto online.

Os números são revelados pela publicação ZDNet, que coloca o caso estónio como um que pode servir de exemplo para outras nações que queiram digitalizar os seus processos de voto.

O i-voting, como é chamado no país, acontece entre o 10º e o 4º dia que antecedem a votação nas urnas físicas. Ao longo destes dias, o eleitor pode mudar o seu voto mais do que uma vez, sendo que contará para registo a última votação feita. No dia eleitoral não é possível fazer a votação online.

Leia também | Hackers mais letais do mundo tentam interferir nas eleições europeias

Os cidadãos estónios descarregam um programa específico para os seus computadores, programa esse que faz uma análise na máquina para detetar se há a presença de algum software malicioso que possa colocar em causa o processo da votação.

Depois é necessário fazer uma verificação através do bilhete de identidade ou um certificado mobile que ateste a identidade da pessoa. O voto é depois encriptado e enviado para um servidor, juntamente com um carimbo temporal.

O uso do voto eletrónico tem vindo a aumentar desde que começou a ser implementado em 2005: numa das primeiras eleições, nas legislativas de 2007, já 30 mil estónios tinham usado o i-voting.

Microsoft dá proteção contra hackers a políticos e organizações portuguesas