Microsoft alerta: está na hora de deixar o Internet Explorer

Internet Explorer | Microsoft
Foto: REUTERS/Mal Langsdon

É o fim de uma era: aquele que durante muitos anos foi o rei dos browsers é agora uma fonte de “perigos” para as empresas.

“Os perigos de usar o Internet Explorer como o navegador pré-definido”. Este é o título da publicação feita por Chris Jackson, arquiteto de cibersegurança da Microsoft e na qual deixa uma mensagem bem clara: se ainda usa o Internet Explorer, está na hora de deixar o browser para trás.

O perito argumenta que a simplicidade que fez do Internet Explorer um programa de sucesso, acabou por criar ao longo dos anos um “défice técnico”. “Vais acabar por usar uma implementação dos standards da web criados em 1999. Yikes!”.

Ao longo da publicação, Chris Jackson explica que a Microsoft foi obrigada a mudar de estratégia relativamente ao Internet Explorer (IE), numa tentativa de fazer com que os seus utilizadores procurassem uma solução mais moderna.

Leia também | A aplicação que o leva numa viagem nostálgica até ao Windows 95

“Se não o fizéssemos, acabarias numa situação difícil – e provavelmente mais cedo que pensas”, explica. “O Internet Explorer é uma solução de compatibilidade. Não suportamos novos standards da web [para o IE], e apesar de muitos sites funcionarem bem, os programadores já não testam para o Internet Explorer”.

O alerta da Microsoft acaba por ser mais direcionado para as empresas e os profissionais de tecnologias da informação – a publicação foi feita no Windows IT Pro Blog. E não é o único aviso recente: a gigante norte-americana lembrou os utilizadores que outra joia da coroa, o Windows 7, vai ficar sem suporte oficial em menos de um ano.

Truques e dicas para aprender a dominar o Windows 10