A Lisboa Games Week está de regresso à FIL, em Lisboa, para a sua quinta edição. De 15 a 18 de novembro, é possível experimentar os títulos mais recentes de videojogos, conhecer youtubers, ver competições de eSports e muito mais. Se ainda não começou a organizar o programa, aqui vai uma ajuda.
As principais atividades
Divididas por dois pavilhões da FIL, a quinta edição vai contar com a presença habitual dos grandes nomes da indústria dos videojogos, que vão ter a oportunidade de mostrar os lançamentos que ainda vão marcar este ano e também as principais novidades que estão a caminho de 2019. A Nintendo, PlayStation e a Xbox já anunciaram que vão estar no evento, além de muitos outros nomes da indústria.
Além disso, estão também marcadas sessões de autógrafos com vários nomes conhecidos, ligados aos jogos – muitos deles que conquistam milhares de seguidores em plataformas como o YouTube ou o Twitch.
Como habitual, há também uma componente de exposição dentro da LGW: uma das que mais toca no ponto nostálgico é a área de Retrogames, um espaço repleto de consolas e dispositivos de videojogos, quase como se tratasse de um museu vivo da área.
Há também uma RobotParty, um evento pedagógico que reúne equipas de quatro pessoas, ao longo dos quatro dias do evento, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples e com acompanhamento de pessoas que dominam a área.
Novidades de jogos
A Nintendo já avisou que vai ter como cabeça de cartaz da sua presença na LGW os títulos ‘Super Smash Bros. Ultimate’ e ‘Pokémon Let’s Go, Pikachu!’ / ‘Pokémon Let’s Go, Eevee!’.
Além disso, também vai ser possível experimentar títulos como ‘Dark Souls: Remastered’ e ‘Diablo III: Eternal Collection’. Para títulos mais independentes, a Nintendo traz à experiência ‘Celeste’ e ‘Hollow Knight’, entre outros.
Do lado da PlayStation, será possível experimentar no stand títulos como ‘Spider-Man’, ‘Call of Duty: Black Ops 4’, ‘Destiny 2: Forsaken’, ‘God of War’, ‘Detroit: Become Human’, ‘Shadow of the Tomb Raider’, ‘Sonic Mania Plus’, ‘Spyro Reignited Trilogy’, ‘MotoGP 18’, ‘Ride 3’, ‘Soulcalibur VI’ ou ’11-11 Memories Retold’.
Leia também | A PlayStation original está de volta e vem com 20 jogos gratuitos
No stand da Xbox, vai ser possível experimentar títulos como ‘Fallout 76’, ‘Pro Evolution Soccer 2019’, ‘Shadow of the Tomb Raider’, ‘Forza Horizon 4’, ‘Battlefield V’ ou Soul Calibur VI. Além disso, ainda estará disponível a experiência de jogos como ‘Devil May Cry 5’ e ‘Kingdom Hearts 3’, que só serão lançados em 2019.
Competições de jogos
Há também oportunidade para assistir a competições de jogos na Lisboa Games Week: a Asus vai ter uma batalha de Fortnite, com a competição Asus ROG Battle Royal Arena, e também o ASUS ROG Tournament, que volta a trazer o espetáculo dos eSports de alta competição à Lisboa Games Week (LGW). Este ano, a LGW vai ter em palco a final da Master League Portugal de CS:GO.
Leia também | Battle Royale. O fenómeno dos jogos
Depois das competições, estão prometidas sessões de autógrafos com as diferentes equipas que vão disputar a batalha Asus ROG Tournament.
Também há competições de ‘FIFA 19’, ‘PUBG’, ‘Splatoon 2’, ‘League of Legends’, ‘PES19’, etc, distribuídas pelos diferentes espaços do evento.
A HP anunciou que assegurará a Taça de Portugal de Hearthstone e a Taça de Portugal de Rocket League (nas provas de qualificadores e finais).
A estreia do Indie X
Nem só de títulos de grandes estúdios se faz este evento de jogos. Este ano, é a estreia da área Indie X, dedicada aos jogos indie. Há um prémio de cinco mil euros em jogo para aquele que será considerado o melhor jogo indie disponível no evento.
Vão estar disponíveis para conhecer 30 jogos internacionais e 25 jogos nacionais na apresentação do espaço. Há ainda mais 12 talentos nacionais para conhecer, premiados pelo programa ibérico PlayStation Talents.
Leia também | Doze videojogos portugueses que precisa de experimentar
As personalidades do YouTube e Twitch
Como seria de esperar, muito do público que passa pela Lisboa Games Week vai para conhecer os nomes que acompanha todos os dias, em plataformas como o YouTube ou o Twitch.
Pelos diferentes dias desta quinta edição do evento, vão passar nomes como Windoh, RicFazeres, Tiagovski, Miss Mushrooms, Daizer, Nuno Agonia, Remedy, Rad Weasel ou Morais HD.
A lista completa de presenças pode ser consultada aqui, bem como a distribuição por dias e stands.
Leia também | Estes são os 25 maiores youtubers portugueses
Muito, muito cosplay
Não é de agora que o cosplay tem vindo a ganhar força em Portugal. A Lisboa Games Week também tem competição de cosplay, onde os participantes podem competir para ver quem tem o melhor disfarce.
Os regulamentos para os concursos de cosplay já estão disponíveis, assim como as inscrições. Há um concurso disponível no sábado e outro no domingo – os participantes têm entrada gratuita no evento no dia do concurso em que estiveram inscritos, avisa a organização.
Bilhete: qual o preço?
Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais. Há diferentes preços consoante os dias do evento: quinta ou sexta-feira custa 12 euros; sábado ou domingo já tem um preço diferente: 15 euros. Cada bilhete só é válido para um dia e uma pessoa.
Há também um pack família, que contém bilhetes para dois adultos e duas crianças até aos 12 anos, inclusive, por um valor de 45 euros.
Percorra a galeria de imagens para ver algumas imagens da edição de 2017 da Lisboa Games Week.