Instagram vai esconder as contagens de ‘likes’ em mais países

Instagram utilizadores

Há alguns meses, foi anunciado que o instagram está a testar um modelo em que as contagens de ‘likes’ não são visíveis. Esta semana, é anunciado que o projeto vai ser alargado a mais países, como Brasil ou Irlanda na lista. 

Tudo começou no Canadá, em maio, no formato de teste. Era possível aos utilizadores escolherem se querem ter o número de ‘gostos’ visíveis ou não, indicou a rede social, na altura. Pelos vistos, há interesse em alargar este teste a mais países, conforme explica o anúncio mais recente. As contagens de ‘likes’ vão ser escondidas em territórios como a Irlanda, Japão, Itália, Brasil, Austrália ou Nova Zelândia. 

Em linhas muito gerais, esta funcionalidade permite que os utilizadores escondam dos perfis as contagens de ‘likes’, tanto no feed como dentro dos perfis. Para o dono da conta, os ‘likes’ continuam a estar visíveis, se o utilizador tocar na lista de nomes de seguidores.

Em maio, o Instagram explicava que este teste tinha como intuito “levar as pessoas a focarem-se nas foto e vídeos que partilham e não no número de ‘likes’ que conseguem ter”. 

Leia também | Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe

Através do Twitter, a rede social explica “estar ansiosa para aprender como é que esta mudança pode afetar a experiência de todos no Instagram”. 

Ao longo dos anos de expansão do Instagram, têm sido vários os estudos que apontam a rede social como uma má influência para a saúde mental dos mais jovens.

A rede social tem apostado em  estratégias para garantir que o Instagram é usado de uma forma mais saudável, como a inclusão de filtros anti-bullying, por exemplo. No entanto, a pressão do ‘like’ continua a falar mais alto, em muitos casos. Resta agora saber se este teste chegará a mais países ou quando passará a ser uma funcionalidade ‘à séria’ do Instagram.

Estes truques vão facilitar-lhe a vida no Instagram