iOS 13 disponível hoje. Conheça as principais novidades

A partir desta quinta-feira, dia 19 de setembro (deve poder atualizar a partir das 18h em Portugal Continental), já pode instalar a nova versão de sistema operativo da Apple para os dispositivos móveis. Antes de embarcar neste novo iOS, conheça as principais funcionalidades a que vai ter acesso.

A Apple anunciou o novo iOS na conferência dedicada a programadores, a WWDC. Depois de algumas versões de teste, onde era possível experimentar o iOS 13, a versão final chega agora aos utilizadores.

A grande novidade do iOS 13 é a disponibilização de um modo escuro – uma tendência que tem sido comum a vários produtos e serviços tecnológicos. A Apple defendeu que este modo escuro ia ser transversal a toda a experiência e não apenas a algumas aplicações. Além de ser mais amigo da visão, também promete ser um modo amigável para a poupança de bateria.

Na apresentação anterior, a palavra privacidade foi amplamente referida. O novo sistema operativo vai trazer uma alternativa para poder fazer login em vários serviços – a opção “Sign In with Apple”. Outra novidade é também a opção de ‘esconder’ o seu email em alguns serviços.

Edita vídeos no smartphone? O novo sistema operativo também traz novidades nesse campo. Pela primeira vez, o utilizador pode habilitar vídeos na horizontal, virando o smartphone – tudo isto diretamente na aplicação própria da Apple, com ferramentas semelhantes às de edição de fotos. Filtros, efeitos, rodar vídeos e muito mais.

Leia também| Novo iOS chega em breve. Saiba se o seu iPhone está na lista

Também na área das fotografias, a inteligência artificial vai dar uma ajuda a organizar o seu rolo de câmara. A ideia é que possam ser eliminadas fotografias duplicadas, por exemplo, e que a galeria passe a estar bem mais organizada. Eventos importantes, como um casamento ou uma viagem, também vão ser mais facilmente agrupados.

Lembra-se de quando toda a gente partilhava ficheiros de áudio por infravermelhos? Há uma nova forma de partilhar áudio neste iOS 13, com atenção às proximidades. No entanto, há uma grande questão: isto só vai funcionar se ambos os utilizadores tiverem AirPods.

Na área da personalização, a Apple lançou há uns anos os Memoji, os avatares que assumem a aparência do utilizador. Neste novo sistema operativo, há mais opções de personalização, desde maquilhagem, acessórios, chapéus… e até AirPods. Também poderá criar os seus próprios stickers de Memojis, se quiser enviar um ‘facepalm’ de alguém à sua imagem numa conversa.

Leia também | Sem 5G nem blockbusters, iOS da Apple perde 14,8% em 2019

No que toca à navegação, poderá explorar os mapas de outras forma e desta vez em HD, com uma função chamada ‘Look around’. Pode colocar o iPhone na horizontal e ver mais pormenores das ruas.

Vale a pena relembrar que nem todas as funcionalidades são disponibilizadas na primeira versão lançada do iOS 13, sendo depois acrescentadas de forma gradual, dependendo da estabilidade de cada versão.

Antes de fazer qualquer instalação no seu iPhone, veja a lista de equipamentos compatíveis com o iOS 13 e, antes de avançar, faça uma cópia de segurança. Vale a pena recordar também que, pela primeira vez, o iOS não vai ser o sistema operativo do iPad – para isso, existe o iPadOS. Este ano, deixa de estar também assegurada a compatibilidade com os iPhone 6, por exemplo.

Ninguém precisa dos novos iPhone, mas muita gente vai querer um