Já começou a maior mudança do Facebook dos últimos anos

A rede social apresentou a maior transformação visual dos últimos cinco anos e as alterações já estão a chegar aos utilizadores portugueses.

Mais simples, mais rápido, mais focado nas comunidades e… menos azul. É assim a nova versão do Facebook que já começou a chegar aos utilizadores da rede social, incluindo Portugal. Por agora o redesign só está a ser aplicado na aplicação para dispositivos móveis.

Já a nova versão do site para desktop vai chegar “nos próximos meses”, como tinha adiantado a empresa durante a apresentação de abertura da conferência anual de programadores F8.

Um dos destaques do novo design vai para os grupos. A gigante norte-americana quer que seja mais simples para os utilizadores passarem de um espaço público – o mural – para um espaço mais privado e no qual estejam a ser partilhados conteúdos do seu interesse. Atualmente mais de 400 milhões de utilizadores do Facebook fazem parte de um grupo.

Leia também | Fomos conhecer o escritório londrino do Facebook

A nova versão da rede social também dá um grande destaque às Stories na plataforma, um formato de partilha de conteúdos que é mais popular do que muitos pensavam: é usado todos os dias por mais de 500 milhões de pessoas, daí que parte do foco seja mantido nestas partilhas.

O novo Facebook vai também buscar alguma inspiração à plataforma-irmã Instagram, pois vai passar a ser predominantemente branco, quando até aqui muitos dos elementos visuais da plataforma tinham o icónico azul da empresa.

“É a maior mudança do Facebook, na aplicação e no site, nos últimos anos”, detalhou Mark Zuckerberg, o diretor executivo da rede social, na conferência de apresentação.

O Facebook é a maior rede social do mundo com 2,3 mil milhões de utilizadores e em Portugal já são 6,2 milhões.

As 12 coisas que precisa mesmo de apagar do seu Facebook