LinkedIn tem três milhões de utilizadores em Portugal

Rede social profissional continua a crescer em número de utilizadores no mercado português. Negócio ibérico cresce a “dois dígitos”, confirma a líder para Portugal e Espanha.

A plataforma LinkedIn, uma das mais conhecidas e usadas em todo o mundo, tem três milhões de utilizadores em Portugal. O número foi revelado por Sarah Harmon, líder da rede social na Península Ibérica, em entrevista à Insider.

Dos utilizadores portugueses da rede social, 77% estão no mercado de trabalho há mais de cinco anos, 25% têm o cargo de gestor ou superior nas respetivas empresas e mais de 122 mil fizeram parte dos seus estudos fora de Portugal.

A rede social tem vindo a crescer nos últimos anos: valores anteriormente tornados públicos revelavam que a rede social tinha um 1,1 milhões de utilizadores no final de 2015, 1,8 milhões no início de 2017 e 2,5 milhões no início de 2018.

“Ao longo dos últimos cinco anos, pelo menos para o LinkedIn Portugal e Espanha, mais do que duplicámos o número de utilizadores que temos na plataforma”, adiantou a responsável. No mercado espanhol o número de utilizadores situa-se nos 12 milhões.

Em comparação, o Facebook, a rede social mais usada em Portugal, tem 6,2 milhões de utilizadores.

Questionada sobre se o crescimento de utilizadores está a resultar também no crescimento do negócio, Sara Harmon disse que sim, mas sem referir números em concreto. “Temos crescido a dois dígitos, a dois dígitos significativos, desde que me juntei à empresa há cinco anos”.

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Além do número de utilizadores, a executiva espanhola revelou também que na plataforma existem 123 mil empresas representadas e 6.300 escolas ou plataformas de ensino. Existiam também 246 mil vagas de emprego disponíveis no LinkedIn no final de setembro de 2018, data dos últimos dados recolhidos para esta métrica específica.

“Queremos garantir que estamos a falar das grandes oportunidades de negócio que o LinkedIn representa para as empresas portuguesas que querem crescer e expandir a nível internacional, para que possam apresentar a marca mesmo antes de entrarem no mercado ou para descobrir onde querem abrir um escritório”.

O que também está a aumentar é o número de interações que os utilizadores portugueses têm dentro da rede social, pois os algoritmos do LinkedIn “estão a funcionar melhor na apresentação de conteúdos relevantes para os falantes de português e espanhol”.

“O feed de conteúdos está a ficar melhor. Também adicionámos muitas funcionalidades como vídeo, janelas de conversação, GIF, coisas que as gerações mais novas estão habituadas a ter na forma como comunicam entre si”, explicou Sarah Harmon, para depois acrescentar:

“A estratégia para o mercado português é a mesma de qualquer outro mercado no mundo. Queremos garantir que os nossos clientes e os nossos membros são bem sucedidos. Que estão a receber informação pertinente e relevante relacionada com o seu sector, profissão ou aspirações. E que voltam porque estão a receber informações relevantes na plataforma”.

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