Falha permite que estranhos enviem mensagens de iPhone alheio

iPhone Crash

A Siri, assistente digital da Apple presente nos iPhone e iPad, pode facilmente ser ativada por vozes de estranhos que conseguem enviar mandar mensagens e ver informação privada. Mas há uma solução para não correr riscos.

A era dos assistentes digitais já começou há alguns anos e no caso da Apple, teve o seu início nos tempos do iPhone 4s, em 2011. No entanto, só desde 2015, com o lançamento do iPhone 6s é que os aparelhos móveis da Apple podem ser acordados com a frase “Hey Siri”, e correspondente comando de voz. A funcionalidade é bem útil para deixar notas, adicionar lembretes, alarmes ou enviar mensagens de texto, tudo sem tocar no telemóvel.

Mas relatos vários nos EUA têm mostrado como o sistema de assistente digital (que em português só está disponível em português do Brasil) pode ser facilmente enganado, dando acesso indevido a qualquer pessoa com um tom de voz semelhante ao dono a alguns funções de um iPhone bloqueado.

Os registos indicam que qualquer telefone que possa ser despertado por “Hey Siri” pode ser usado para enviar uma mensagem ou fazer uma chamada a partir desse telefone, com o destinatário a ficar a pensar que quem liga é o proprietário do telefone.

Veja também | Como seria o filme Sozinho em Casa se tivesse sido feito com a tecnologia atual

Teoricamente, qualquer pessoa que encontre um iPhone, desde que tenha o tal tom de voz semelhante, pode pedir à Siri que ligue a pessoa para qual foi feita a última chamada, ou até pode dizer o nome de uma pessoa aleatória para enviar uma mensagem. Por exemplo, dizer “envie mensagem para Carla” leva a Siri a indicar automaticamente as Carlas na lista telefónica do iPhone e enviar depois mensagem.

Fizemos esse mesmo teste na redação da Insider usando um iPhone X. Uma voz feminina não consegue usar a Siri cujo dono é um homem, mas em três tentativas com vozes masculinas diferentes da do utilizador habitual do iPhone, duas conseguiram ativar a Siri e transmitir-lhe comandos.

De acordo com o site Quartz, a polícia também pode usar este tipo de brecha na Siri para descobrir se alguém conhece outra pessoa, simplesmente pedindo à Siri para ligar para ele determinado nome para ver se é um dos contatos. Em 2016, a Apple enfrentou o FBI, quando a agência solicitou à empresa que ajudasse a contornar o iPhone bloqueado do atirador do massacre de San Bernardino.

A Apple recusou, indicando que tem de manter a privacidade dos seus utilizadores, mas uma situação destas, com a Siri ativada, poderia dar alguns dados à polícia. Isto quando a Apple é a empresa que mais apregoa ter a privacidade e segurança como prioridade.

A tal falha de segurança existe porque para configurar o assistente Siri o telefone tenta aprender como o utilizador fala, mas em certos tons de voz a Siri tem dificuldade em distinguir quem é quem. O fenómeno não é isolado à Apple, mas outros assistentes digitais no mercado oferecem suporte a vários utilizadores, como o Google Assistant e a Alexa da Amazon, que permitem distinguir a voz de pessoas diferentes, algo que a Siri da Apple ainda não permite.

Como desligar o “Hey Siri”

Se está preocupado com o facto de alguém poder enviar mensagens sem o seu consentimento, basta desativar o recurso de ‘acordar’ o assistente digital por voz:

  • Vá a Definições
  • Carregue na opção “Siri e Pesquisa”
  • Aí pode desativar a opção “Ativar ao ouvir Hey Siri” ou remover a opção “Permitir com ecrã bloqueado” – este último deixa a assistente ativada, mas só depois de desbloquear o telefone é que a pode usar, o que resolve o possível problema.

iPhone. A sua app de Contactos é mais poderosa do que pensa