Mudanças no visual da app custaram milhões de utilizadores ao Snapchat

Snapchat

A Snap, a empresa responsável pela aplicação Snapchat, anunciou os resultados relativos ao segundo trimestre deste ano. A aplicação tem vindo a perder utilizadores ativos: entre os dois trimestres, a app perdeu três milhões de utilizadores.

É uma quebra de 2% entre os dois trimestres, mas bastante significativa – ainda mais quando é a primeira vez desde que se tornou uma empresa cotada em bolsa que o número de utilizadores sofre uma quebra.

Muito deste decréscimo de utilizadores é justificado com o redesign da aplicação, que não agradou a muitos dos utilizadores do Snapchat, que continua também a ter problemas na versão Android. Ainda assim, quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, os utilizadores ativos aumentaram 8%, passando dos 173 milhões em 2017 para os 188 milhões em 2018.

Ou seja, a Snap pode ter visto o Snapchat perder utilizadores, mas ganhou mais dinheiro com cada utilizador que usa a app: o relatório conta com um campo onde menciona a média de receitas por cada utilizador. Comparando com o mesmo trimestre do ano passado, este parâmetro aumentou 34%, passando dos 1,05 dólares (91 cêntimos) para 1,40 dólares (1,21 euros).

O Snapchat pode ter perdido utilizadores, é certo, mas há pontos positivos neste anúncio de resultados da Snap: as receitas situam-se agora nos 262 milhões de dólares (cerca de 225 milhões de euros) neste trimestre, um aumento de 11,9% em relação ao primeiro trimestre.

Outro investimento forte do Snapchat tem sido na parte de conteúdos, com acordos com várias entidades e criadores de conteúdos. Segundo o relatório, a audiência mensal deste tipo de conteúdos no Snapchat aumentou, passando dos sete milhões de utilizadores no primeiro trimestre para dez milhões no segundo.