Netflix rainha da qualidade no streaming nacional

Estudo da Deco Proteste indica que serviço americano de streaming ganha em satisfação dos clientes e em acessos à plataforma em Portugal.

O streaming está na moda para ouvirmos música e vemos filmes, séries, documentários ou espetáculos. Podemos ver quando queremos, onde queremos, no aparelho que desejarmos (do televisor, ao tablet, passando pelo telemóvel).

A Euroconsumers, organização europeia que aglomera várias associações de consumidores e da qual a portuguesa Deco Proteste faz parte, divulgou esta terça-feira um inquérito para perceber o grau de satisfação de quem usa estas plataformas de streaming. Os dados feitos aos utilizadores de vários serviços foram recolhidos em abril e maio de 2018 e incluíram quatro países em 2085 experiências, 342 delas foram de portugueses que responderam.

A Netflix foi a grande vencedora no streaming de conteúdos vídeo, mas também comparando com os níveis de satisfação face ao streaming de música. Com mais utilizadores do que o NOS Play, o outro serviço de vídeo português comparado, a Netflix conseguiu um registo de 7,9 (de 0 a 10) de satisfação global, contra 6,7 do NOS Play. Além disso, a Netflix tem 79% dos utilizadores a acederem com frequência à plataforma e 80%, em média, pagam subscrição (o primeiro mês é gratuito).

Leia mais: Ev Williams quer os media com subscrições ao estilo Netflix

No caso do NOS Play, só 24% acede com frequência à plataforma e 68% tem incluído noutro serviço. A SmartTV foi o dispositivo mais usado (58%) para ver Netflix e 57% fazem-nos pelo computador. Na NOS Play 69% usam com caixa codificadora.

Já no que diz respeito à música, de acordo com o estudo, o Spotify é o serviço mais usado pelos inquiridos nacionais, seguido pelo Google Play Music e pelo Apple Music. Todos têm caraterísticas semelhantes e a maioria dos inquiridos usou a conta gratuita.

A nível de satisfação global com o serviço a Spotify conseguiu 7,7 (de 0 a 10), ou seja, embora lidera no streaming de música não tem a satisfação que a Netflix conseguiu no estudo (7,9). O Google Play Music conseguiu 7,4 e o Apple Music 7,2. No caso do Spotify, 77% dos seus clientes acedem com frequência ao serviço (na Netflix são 79%), contra 24% de pessoas a aceder ao Google Play Music e 12% ao Apple Music – no caso do streaming de música os dados referem-se ao serviço gratuito.

A nível de contas gratuitas, no Spotify existem 78% das pessoas sem pagar, contra 81% no Google Play Music e no Apple Music são apenas 61% (aí o serviço da Apple parece conseguir mais alguns clientes pagantes).

Leia mais: Sabe como é que a Netflix o vicia? Com tecnologia