Óculos inteligentes da Apple podem ser apresentados em 2020, indica analista

Apple, tecnológica
REUTERS/Carlo Allegri

A Apple poderá apostar no mercado dos óculos inteligentes – pelo menos é este o parecer de Ming-Chi Kuo, analista de mercado, que indica que a chegada deste novo produto pode chegar já no próximo ano.

Segundo uma nota a que o site My Drivers teve acesso, é da China que chega esta antecipação daquilo que poderá ser um novo produto da Apple: óculos de realidade aumentada. A tecnológica tem demonstrado um interesse crescente pelo mundo da realidade aumentada – primeiro através do kit de realidade aumentada para o iPhone, com o lançamento do iPhone X, em 2017, e mais tarde, no iPad. Há também um número crescente de parcerias com outras empresas.

Este interesse na área da realidade aumentada até já resultou na aquisição de uma empresa, a startup Akonia Holographics, no ano passado. A Akonia, que desenvolve lentes criadas especificamente para óculos de realidade aumentada, registava até ao ano passado cerca de 200 patentes registadas para sistemas e materiais para incluir em gadgets holográficos.

Leia também | Como a tecnologia vai largar uma bomba na produtividade empresarial

O conhecido analista, que é tantas vezes referido como “o melhor analista da Apple”, indica que a tecnológica americana já estará a trabalhar com outras empresas para desenvolver estes óculos. Esta estratégia não é caso único neste mundo das tecnológicas – o Facebook também está interessado numa fatia deste mercado e até já estará a trabalhar com a conhecida fabricante de óculos Ray Ban.

Embora haja várias empresas a tentar consolidar uma posição na área dos óculos de realidade aumentada, há poucos exemplos de adoção massificada. A primeira foi a Google, a tentar vingar no mercado com os Google Glass, seguida pela Microsoft e, mais tarde, a startup Magic Leap, com uma aposta nos dispositivos de realidade mista.

Leia também | Magic Leap One. O que é este gadget de que toda a gente fala?

A realidade aumentada não está só reservada ao mundo dos jogos e entretenimento, embora seja a faceta mais divulgada. Os óculos de realidade aumentada têm várias aplicações no mundo profissional e na área da educação.

Novo iPhone SE terá design do iPhone 8, mas a rapidez do iPhone 11