OpenSignal diz que Vodafone tem a melhor rede móvel em Portugal

Operador de telecomunicações mantém domínio que já tinha sido registado em meados de 2018. Portugal destaca-se por permitir uma boa experiência de vídeo em redes móveis.

A OpenSignal, empresa especializada no mapeamento de cobertura de redes móveis, dá à Vodafone o ‘troféu’ de melhor operador de rede móvel em Portugal. A empresa superou as rivais NOS e MEO nos cinco parâmetros analisados.

A Vodafone conseguiu a melhor cobertura 4G, a melhor experiência de vídeo, a melhor velocidade de download e upload, assim como a latência mais reduzida do mercado português. Pode conferir os resultados específicos na galeria em cima.

As análises têm por base 346 milhões de medições num total de 128 mil dispositivos, feitas entre 1 de setembro e 29 de novembro de 2018 pela OpenSignal. A empresa faz três mil milhões de análises por dia em 100 milhões de smartphones em todo o mundo.

O domínio que o relatório de fevereiro de 2019 da OpenSignal dá à Vodafone acaba por quase repetir os resultados do último relatório, revelado em junho de 2018. Na altura a Vodafone também ganhava em todos os parâmetros, exceto na velocidade de download das redes 3G no qual tinha ficado empatada com a NOS.

A OpenSignal destaca ainda Portugal como um país onde os utilizadores podem ter uma experiência de vídeo, com base nas redes móveis, de boa qualidade. “Os três operadores tiveram pelo menos a classificação de ‘Bom’ na nossa métrica de Experiência de Vídeo”, lê-se na divulgação dos resultados.