Quer dar uma ajuda à Alexa? Amazon lança programa para ensinar assistente pessoal

Amazon Echo | Alexa
Foto: REUTERS/Jeffrey Dastin

A Amazon lançou um novo programa, que vai permitir que qualquer pessoa ajude a assistente Alexa a responder às perguntas dos utilizadores. O sistema vai funcionar como um jogo.

É algo que acontece a muitos utilizadores: fazer uma pergunta a um assistente digital e receber a resposta clássica: “desculpe, não sei responder”. A Amazon tem uma estratégia para ‘atacar’ essa situação – um programa chamado Alexa Answers. A gigante de e-commerce explica que isto funcionará como uma comunidade, aberta a todos aqueles que estejam interessados em ensinar alguma coisa à Alexa.

O processo descrito no site é simples: faz um registo, encontra uma questão, insere a resposta e pronto. Para conseguir atrair mais pessoas, a comunidade recorre a um sistema de gamificação. Basicamente, são adaptadas técnicas de jogo, para que os utilizadores da Alexa Answers possam conhecer o impacto que as respostas podem ter. Consoante as respostas enviadas, o utilizador ganha pontos, pode subir de nível e ainda ver quantas vezes é que as respostas foram partilhadas pela Alexa.

Leia também | Pagar compras só com a mão: Amazon testa nova forma de pagamento

No entanto, ao disponibilizar um programa aberto a todos, a Amazon sabe que está também sujeita a respostas erradas ou pouco apropriadas e até à difusão de mensagens de propaganda. Afinal, em 2016, os utilizadores do Twitter conseguiram transformar uma “inocente” bot criada pela Microsoft, chamada Tay, num bot racista, em menos de 24 horas. Por isso, as respostas fornecidas neste programa para a Alexa vão ser revistas, disse a Amazon à Fast Company.

O escrutínio vai ser feito por editores humanos e algoritmos, para que as respostas possam ser verificadas antes de serem apresentadas aos milhões de utilizadores da assistente digital. Em janeiro deste ano, a Amazon dava conta da venda de cem milhões de equipamentos vendidos com a assistente digital Alexa.

Leia também | Entregas em menos de 30 minutos. Conheça os drones-correio da Amazon

Resta agora saber se a Amazon conseguirá atrair utilizadores para este programa – afinal, as respostas são fornecidas apenas a troco de alguns pontos num jogo. A fórmula também não é nova, com a Yahoo Answers e a Quora a assumirem-se como os maiores exemplos. Ainda assim, não são propriamente programas recordistas de sucesso.

Espetacular e assustadora. Experimentámos a loja do futuro da Amazon