Regulador holandês quer investigar de que forma TikTok usa dados de menores

TikTok
(Lionel BONAVENTURE / AFP)

O regulador da privacidade holandês anunciou que pretende investigar como é que os dados de menores de idade são usados pela rede social TikTok.

Com a rede social chinesa TikTok a atingir recordes devido ao confinamento causado pela pandemia de covid-19, começam a surgir as dúvidas sobre a forma como são usados os dados de milhões de utilizadores menores de idade.

Após as autoridades dos Estados Unidos aumentarem o escrutínio à rede social, é a vez de o regulador de privacidade holandês anunciar que pretende saber como são usados os dados dos jovens utilizadores, numa rede social conhecida pela popularidade entre adolescentes.

“Para muitos utilizadores esta é uma forma importante de estar em contacto com os amigos e passar tempo juntos, especialmente com a crise do coronavírus”, escreve, em comunicado, a autoridade de proteção de dados holandesa, reforçando que “o crescimento do TikTok tem levado a preocupações crescentes com a privacidade”.

Na mesma nota, é indicado que o regulador pretende “examinar se o TikTok está a proteger de forma adequada a privacidade das crianças holandesas” e quais são os consentimentos parentais para os dados que são recolhidos, armazenados e usados. O regulador de privacidade refere que as crianças e os adolescentes podem não estar conscientes das consequências do comportamento online numa plataforma com cariz global.

TikTok já reagiu a este anúncio do regulador, com a Reuters a indicar que um porta-voz garantiu que a rede social está disposta a colaborar na investigação. “O principal prioridade do TikTok é a proteção a privacidade dos utilizadores e a sua segurança, especialmente em relação aos utilizadores jovens”.

No mês passado, o TikTok introduziu ferramentas de controlo parental na plataforma, nomeadamente para restringir os conteúdos inapropriados e gestão de tempo de uso da rede social, conhecida pelos elevados tempos de permanência na app.

Além disso, também foram feitas alterações para os utilizadores com menos de 16 anos, como o bloqueio das funções de chat ou de streaming de vídeo.

Em Portugal, segundo dados facultados pela Azerion ao Dinheiro Vivo, o TikTok tem 1,7 milhões de utilizadores, sendo mais popular entre as jovens. Em fevereiro, 34% dos utilizadores portugueses tinham entre os 14 e os 18 anos e 39% dos 19 aos 24 anos.

Tiktok já não é só para jovens – também é onde marcas querem estar