Rival europeu da Uber compra plataforma de entrega de refeições

Grubhub
Foto: Grubhub

Just Eat Takeaway é o novo gigante no mercado de entrega de refeições após aquisição dos norte-americanos da Grubhub, que estavam na mira da Uber.

Dia 12 de maio foi notícia que a Uber teria feito uma oferta para comprar a plataforma de entrega de refeições norte-americana Grubhub, avaliada em 4,5 mil milhões de dólares, na altura. Só que a Uber desistiu do negócio por recear um chumbo das autoridades norte-americanas.

A Grubhub acabou por atrair o apetite do grupo Just Eat Takeaway, que anunciou, na quarta-feira, a compra da Grubhub num negócio avaliado em 7,3 mil milhões de dólares. Com esta operação, a Just Eat Takeaway vai tornar-se na maior plataforma de entrega de refeições a nível mundial fora do mercado chinês.

O grupo europeu vai pagar 75,15 dólares por cada ação da Grubhub, conferindo uma valorização de 60% face ao preço a que os títulos estavam a ser negociados antes de a Uber ter mostrado interesse do negócio.

Segundo o comunicado ao mercado, o grupo Just Eat Takeaway vai ficar com 70% da nova empresa, enquanto os restantes 30% ficarão nas mãos dos atuais acionistas da Grubhub.

Com este negócio, o grupo anglo-holandês entra diretamente no mercado norte-americano numa altura em que os pedidos de entrega de refeições aumentaram nas últimas semanas devido ao confinamento. Espera-se que a transação fique formalmente concluída no primeiro trimestre de 2021.

O mercado de entrega de refeições tem sofrido várias concentrações a nível mundial nos últimos meses. Em abril, os britânicos da Just Eat fecharam a compra dos holandeses da Takeaway por cerca de 8 mil milhões de dólares. Esta operação tinha sido anunciada em janeiro deste ano.

 

Uber interessada em comprar a Grubhub, empresa rival na entrega de refeições