Tecnológicas adiam eventos online devido aos protestos nos Estados Unidos

PlayStation 4 | PlayStation 5
Foto: Fabian Albert / Unsplash

A agenda desta semana contava com vários eventos virtuais da área da tecnologia, como um evento da Sony sobre a PlayStation 5 ou a apresentação do novo sistema operativo Android. Com os protestos contra a brutalidade policial a decorrer em vários pontos dos Estados Unidos, as tecnológicas estão a adiar os eventos planeados.

A Sony anunciou através do Twitter o adiamento do evento virtual onde iria mostrar os novos jogos para a PlayStation 5. “Ao mesmo tempo em que percebemos que os jogadores de todo o mundo estão ansiosos para ver os jogos da PS5, sentimos que este não é o mesmo certo para uma celebração e, por agora, queremos ficar para trás e permitir que as vozes mais importantes sejam ouvidas”.

Também através do Twitter a Sony já tinha mostrado apoio ao movimento Black Lives Matter e a todos os protestantes, numa altura em que decorrem protestos contra a violência policial em vários pontos dos Estados Unidos, após a morte de George Floyd.

Outro dos eventos adiados é a apresentação do novo Android 11, que a Google pretendia apresentar esta semana, no dia 3 de junho. “Estamos entusiasmados para mostrar-vos o Android 11, mas agora não é tempo para celerabrar“, avançou a Google, no Twitter. Também a data de apresentação do Android 11 já tinha sido adiada, devido à covid-19, que levou a Google a cancelar o evento anual Google I/O. A entrada em cena da versão beta do Android 11 também foi adiada, avançou a tecnológica.

Pela voz de Sundar Pichai, CEO da Google, a tecnológica já tinha avançado que estava solidária com os protestos em memória de todos aqueles que morreram na sequência de brutalidade policial e racismo nos Estados Unidos. Num tweet, Pichai recordou George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery e “todos aqueles que não têm voz”.

A plataforma Airbnb, que já atravessa um período difícil devido à pandemia de covid-19, também anunciou que iria cancelar o anúncio da nova estratégia para viagens, que deveria ser apresentada esta semana.

Já esta segunda-feira, a Electronic Arts decidiu adiar o lançamento do jogo Madden NFL 21, indicando que este não era o momeno certo para apresentações de jogos. “Arranjaremos outra altura para falar sobre futebol convosco porque isto é maior do que um jogo, maior do que o desporto e precisamos de estar todos unidos e comprometidos para a mudança”.

Esta terça-feira, dia 2 de junho, a indústria musical promete um dia de ‘Blackout Tuesday‘, que pretende ser um ‘apagão’ para demonstrar apoio aos protestos contra o racismo e a violência policial. O Spotify já anunciou que irá disponibilizar em algumas playlists uma faixa de silêncio com a duração de 8 minutos e 46 segundos, exatamente o mesmo tempo em que George Floyd, de 46 anos, foi mantido no chão com pressão no pescoço e costas durante a detenção em Minneapolis.

Talento do Facebook em protestos contra Zuckerberg por deixar Trump à solta