Tencent vai investir 70 mil milhões em nova infraestrutura tecnológica

Tencent
Fonte: Tencent

A multinacional chinesa Tencent anunciou que, ao longo dos próximos cinco anos, irá dedicar mais de 500 mil milhões de yuan, algo como 70 mil milhões de dólares, a nova infraestrutura tecnológica.

À conversão atual, trata-se de um investimento que ultrapassará os 63 mil milhões de euros. De acordo com a agência Reuters, este investimento será alocado a diversas áreas da tecnologia, como a computação em cloud, inteligência artificial e ainda ao segmento da cibersegurança. Haverá ainda um montante que será investido em áreas como blockchain, servidores, centros de supercomputação, sistemas operativos para a Internet das Coisas, redes 5G e ainda computação quântica, avançou Dowson Tong, um dos principais responsáveis da Tencent.

O anúncio do avultado investimento da Tencent surge após os apelos de Pequim, onde foi pedido uma atualização alavancada pela tecnologia daquela que é a segunda maior economia do mundo. Como é sabido, o desenvolvimento tecnológico tem sido um dos pontos de relevo na tensa relação entre a China e os Estados Unidos, com vários especialistas a apontar que o avanço tecnológico poderá ser um ponto-chave para ganhar alguma vantagem. Além disso, a pandemia também sublinhou a necessidade de o mercado corresponder à elevada procura de serviços na área da cloud e software empresarial.

A Tencent é a multinacional responsável pelo serviço de mensagens que domina o mercado chinês, o WeChat, e também é uma das maiores empresas na indústria dos jogos, detendo participações em empresas de relevo na área (Riot, Epic Games, Blizzard, entre outras).

Na China, a Tencent é dona de 18% do mercado de cloud (dados do último trimestre de 2019), ainda longe de morder os calcanhares do grupo Alibaba, que detém 46,4% do mercado cloud, apontam os dados da Canalys.

As ações da Tencent valorizaram 2,11% na bolsa de Hong Kong, com os títulos a subirem até aos 425,40 dólares de Hong Kong, cerca de 50 euros.