Tráfego do Tumblr afundou depois de restrições a pornografia

Tumblr, plataforma, rede social
Reuters/Thomas White

Os filtros aplicados ao Tumblr, para garantir que a pornografia não tem lugar na plataforma, estão a afundar o número de acessos ao site. A empresa de analítica Similarweb fez as contas e aponta que o site perdeu vários milhões de visitas em cerca de dois meses.

Os números revelados pelo Similarweb dão a entender que estes filtros estão a afastar os utilizadores do Tumblr. No início de dezembro, antes da entrada em cena dos filtros, as visitas rondavam os 521 milhões de utilizadores. No final de dezembro, já tinham perdido quase 100 milhões de visitas.

No final de janeiro, já com os filtros a funcionar a todo o vapor, começava queda, passando para os 369 milhões de visitas – menos 192 milhões de visitas. A estimativa do Similarweb é que esta queda tenha sido de 15,40%.

Tudo começou quando a Apple retirou a aplicação do Tumblr da App Store, referindo que os filtros de conteúdo criado pela plataforma tinham deixado passar pornografia infantil. Em dezembro, o Tumblr anunciava então que iria apertar os filtros de conteúdo e banir toda a pornografia e conteúdos adultos do site.

Leia também | Pornografia não vai ter lugar no Tumblr – e os problemas dos filtros já começaram

A decisão não caiu bem junto de muitos utilizadores da plataforma, referindo até que conteúdos sem qualquer tipo de conteúdo pornográfico estavam a ser marcados como tal. Na altura, era anunciado pela plataforma que estes filtros iriam limpar o Tumblr de conteúdo sexual explícito e nudez, mas com a indicação de que a nudez de estátuas clássicas e obras de arte iria ser admitidas. O Tumblr explicava a sua decisão através de uma publicação, escrevendo que “o conteúdo adulto já não vai mais ser aceite por aqui. Não julgamos quem queira partilhar, interagir ou ver conteúdo do género, mas é tempo de mudarmos a nossa relação com esse tipo de conteúdo”.

Apesar da quebra, os responsáveis pelo Tumblr referem que se “tratou da decisão correta”. “Tomámos a decisão estratégica para o negócio, que nos coloca numa melhor posição para crescimento a longo prazo, junto de mais tipos de utilizadores. Esta foi a decisão certa”, aponta o Tumblr, citado pelo site CNet.

“Quero passar bons momentos esta noite”. Conheça as frases sexuais proibidas no Facebook