WeTransfer partilhou ficheiros com utilizadores certos… e ainda com pessoas aleatórias

WeTransfer

O serviço de partilha de ficheiros é conhecido por ser prático e possibilitar o envio de ficheiros de grandes dimensões. Para isso, basta inserir um email… e esperar. Mas e se os seus ficheiros fossem partilhados com pessoas que não conhece?

É, certamente, o pesadelo de quem faz tudo para proteger a sua privacidade. O WeTransfer é um dos serviços de partilha de ficheiros mais conhecidos e utilizados em todo o globo. Para o usar, basta abrir o site, escolher o ficheiro ou pasta, inserir o email do destinatário e, só para ter a certeza do envio, o email do remetente.

Só que, desta vez, nem tudo correu bem. Esta semana, o WeTransfer enviou um aviso aos utilizadores afetados, indica o site BetaNews.

“Estamos a escrever para dar informação sobre um incidente de segurança, em que um conjunto de emails de serviço do WeTransfer foram enviados paras as pessoas erradas”, indica o email, explicando que isto aconteceu a 16 e 17 de junho.

Leia também | A nova faceta do Gmail vai chegar a todos os utilizadores em julho

Apesar de indicar que foram tomadas as medidas para corrigir a situação e limitar as consequências, o WeTransfer aponta que “os registos mostram que os ficheiros foram abertos, mas quase de certeza pelo destinatário pretendido”.

No entanto, fica também a ressalva de que, uma vez que o endereço de email estava incluído na transferência, é recomendado que os utilizadores afetados estejam atentos a comportamentos estranhos.

 

Esta conta de email tem vida curta – tudo para que não deixe rasto online