Zuckerberg é dono de quatro das apps mais descarregadas dos últimos dez anos

Mark Zuckerberg | Facebook | Podcast
Foto: REUTERS/Albert Gea

A empresa de análise de mercado App Annie elaborou a lista das aplicações mais descarregadas dos últimos dez anos. Sem grandes surpresas, Mark Zuckerberg é dono de quatro das primeiras opções.

Os últimos dez anos serviram para consolidar a presença das aplicações móveis, inclusive das apps de redes sociais e de produtos de comunicação. Na lista revelada pela App Annie, empresa que está dedicada ao mercado das aplicações, a app do Facebook domina.

Em 2020, o Facebook completa dezasseis anos de vida. Ao longo desses anos, a empresa de Mark Zuckerberg tornou-se na maior rede social do mundo, com cerca de 2,2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas, sempre que algum produto poderia avizinhar-se como uma ameaça, a empresa decidia ir às compras: são exemplos disso as aquisições do WhatsApp e do Instagram.

Leia também | Cinco hábitos saudáveis na utilização do telemóvel

Desta forma, os quatro primeiros lugares da lista feita pela App Annie pertencem ao Facebook. Além da própria app da rede social, o Facebook Messenger ocupa o segundo lugar, seguido pelo WhatsApp e pelo Instagram, no quarto lugar.

A restante lista é ocupada pelo Snapchat e pelo Skype, atualmente nas mãos da Microsoft. Embora seja mais recente, o fenómeno TikTok conseguiu entrar nesta lista, muito devido à presença consolidada no gigantesco mercado asiático. Esta aplicação, que em Portugal faz sucesso entre uma faixa etária mais jovem, conquista o sétimo lugar nesta lista.

Leia também | Fundador da Wikipédia lança rede social para destronar Facebook e Twitter

No oitavo lugar da lista, surge o navegador UC Browser, opção que pertence à gigante chinesa Alibaba. A terminar a lista, figuram nomes já familiares, como o YouTube – a única presença da Google nesta lista, e o Twitter.

 

Mais de 80% dos portugueses na Internet já estão nas redes sociais