Entrar num Mini pode valer um emprego: há 400 entrevistas em jogo

    Job Pitch Challenge
    Foto: Mini

    “Um CEO e um candidato entram num Mini” pode parecer o início de qualquer anedota mas no Job Pitch Challenge, iniciativa onde serão feitas 400 entrevistas, este pode bem ser o começo de uma nova aventura profissional.

    Em 2020, o evento Building the Future cresceu: a segunda edição contará com um dia extra, dedicado inteiramente à área da educação e talento. Com a designação Build Brighter Futures, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, vai ser palco da maior procura de talento a nível nacional.

    “Sabíamos que não queríamos fazer apenas uma feira de emprego, porque isso já existe”, conta ao Dinheiro Vivo Vanda Jesus, diretora de relações públicas, marketing e comunicação da Microsoft Portugal. Nascia assim a ideia do Build Brighter Futures, iniciativa integrada no evento Building the Future, conferência organizada pela Microsoft, através da faceta Ativar Portugal. Com algumas das maiores empresas nacionais presentes no evento, a organização vai aproveitar a presença dos líderes das empresas para um novo conceito, o Job Pitch Challenge.

    A ideia é simples: “aproveitamos os Mini que ao longo dos dois primeiros dias vão servir para fazer as reuniões com as startups para fazer entrevistas no terceiro dia”, explica a responsável da Microsoft Portugal. Ao todo, serão 400 as entrevistas que vão ter lugar dentro destes carros, nascendo assim o conceito das Mini-entrevistas. Cada candidato vai ter dez minutos para conhecer o CEO ou executivo da empresa a seu gosto de que tem as competências necessárias para integrar a empresa. Os melhores candidatos “vão ter acesso a um dia a acompanhar o CEO e todos os segundos lugares vão ter acesso a formação da Microsoft”, avança Vanda Jesus.

    Leia também | Programadores: a carreira do futuro, com alta empregabilidade

    Com os universitários e jovens à procura de uma nova carreira como público-alvo, esta iniciativa permite que os candidatos se inscrevam no site da iniciativa, escolhendo com quem é que pretendem ter uma oportunidade de entrevista. A lista de empresas disponível é extensa e com vários setores de atividade, desde as tecnologias de informação, banca, retalho, telecomunicações, media até ao setor público.

    Com cada empresa a fazer a escolha dos candidatos que vão ter entrada nos carros e acesso ao pitch de dez minutos, a diretora de comunicação da tecnológica garante que esta não é a única oportunidade para conhecer responsáveis de empresas. “Só da Microsoft vamos ter vinte pessoas no evento, para quem não conseguir um lugar no carro conseguir ter outras interações dentro do evento”.

    Conforme conta Vanda Jesus, o número de candidatos interessados nestas Mini-entrevistas levou a organização a alargar o prazo de inscrições. Os últimos registos podem agora ser feitos até ao dia 16 de janeiro.

    Requalificação em destaque

    Mas o evento Build Brighter Futures não contará apenas com esta procura de talento – também será uma oportunidade para quem queira pensar nas competências necessárias para enfrentar o desafio da transformação digital. “O objetivo não é só pensar na transformação digital, mas também nas competências do futuro”.

    O programa do evento conta com várias palestras, para falar sobre educação, como é o caso do jovem Tanmay Bakshi, que, além de trabalhar no mundo da inovação e inteligência artificial, é ainda youtuber e programador em empresas como a IBM ou Google. A palestra de Bakshi terá como intuito a abordagem a novas formas de ensino. Ao longo da manhã, serão também abordadas novas formas de ensino, com a presença de várias instituições do mundo da educação. “Vamos aproveitar a manhã para provocar o ensino superior”, elucida Vanda Jesus.

    Leia também | Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas

    Já empresas como a Academia de Código, Randstad ou a OutSystems estarão presentes para abordar o tema da requalificação de profissionais. Vanda Jesus exemplifica com o próprio caso da Microsoft: “No nosso centro de suporte internacional, passámos de 50 para 450 profissionais e vamos continuar a crescer. Não há universidades suficientes para o flow [de profissionais] de que Portugal vai precisar”. Conforme explica a diretora de comunicação da Microsoft Portugal, a aposta precisa de passar pela requalificação de profissionais que já estão no mercado de trabalho. Dentro da Microsoft, já há quem tenha começado em ramos totalmente diferentes e ingresse no mundo da tecnologia, exemplifica a responsável, frisando que poucas pessoas irão ter o mesmo emprego ao longo de toda a vida.

    Leia também | Aprender a programar a linguagem do futuro mudou-lhes a vida

    E, para Vanda Jesus, caso Portugal não consiga colmatar o défice de profissionais de TI no mercado, poderá haver consequências. “Se não conseguimos crescer em talento os investimentos podem mudar de sítio”, recorda.

    O evento Building the Future, focado na transformação digital decorre a 28 e 29 de janeiro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa (consulte aqui a agenda) O terceiro dia ganha a designação Build Brighter Futures e acontece a 30 de janeiro.

     

    Building the Future: Microsoft juntou três mil para Ativar Portugal (e é para repetir)