A Honor prepara-se para uma nova vida com maior independência da marca-mãe Huawei e acaba de apresentar, em Paris, a sua coqueluche, o View 20, o primeiro smartphone na Europa com câmara dentro do ecrã e um sensor de 48MP. Estivemos na apresentação.
A Huawei é já a segunda maior fabricante de telemóveis a nível mundial e a sua submarca, Honor, até agora mais focada nas vendas online, ganha agora maior independência (de que já falámos) e uma presença nas lojas físicas. O seu novo produto é o smartphone View 20, o primeiro a surgir no mercado com a câmara dentro do ecrã, que foge ao já famoso notch e usa o que parece ser um pequeno furo para a câmara de selfies.
O preço do novo modelo começa nos 569,90 euros, um preço elevado mas bastante em conta face às características do produto anunciado, que vai servir de bandeira para o relançamento da Honor. As pré-vendas começam esta semana em Portugal na Meo, Phone House, Fnac e PC Diga. Com várias características do irmão Huawei Mate 20 Pro, incluindo o processador notável e capacidade fotográfica, o View 20 custa bem menos do que os cerca de mil euros do Mate 20 Pro.
A marca de tecnologia quer “ser a mais amada junto dos jovens”, diz o seu responsável, George Zhao. Daí que haja um novo logótipo, com cores em movimento, para mostrar o dinamismo jovem que a marca quer representar. O slogan também foi alterado: Honor My World (honra o meu mundo). “Honrem o nosso mundo”, diz o CEO da empresa no evento perto dos Campos Elísios.
O fim do notch?
“Com a nossa câmara conseguem ver tudo, não perdem nada”, explica Zhao. A Honor já tinha feito uma tentativa para aproveitar todo o corpo do telemóvel para o ecrã, com o Magic2, com uma câmara selfie que saía para fora quando era requisitada. A solução, agora, é este pequeno furo do lado esquerdo do smartphone, que o torna “na primeira câmara dentro do ecrã no mundo”, com um orifício de 4,5 mm de largura. O ecrã tem 6,4 polegadas, aproveitando quase por completo todo o espaço disponível – um rácio de 91,8% de ecrã.
Além disso, a marca destaca cinco características do seu Honor View 20: a câmara de 48MP, câmara frontal de 25MP inserida no ecrã, chipset Kirin 980 AI de 7nm, tecnologia AI-Triple Antenna Wi-Fi e o design inspirado na aurora, com nanotextura. A marca congratula-se ainda com vários prémios conquistados na feira CES 2019, em Las Vegas, no início deste mês, por ter o melhor smartphone na feira.
George Zhao, presidente da Honor, esteve presente no evento de Paris onde estivemos e admite o posicionamento mais jovem, com maior aposta em cores e efeitos do que a irmã Huawei. “O Honor View 20 foi pensado tendo em conta as necessidades exigentes dos nossos fãs ativos e dinâmicos”.
A fotografia em destaque
A câmara principal do View20 é a primeira a ser alimentada pelo sensor Sony IMX586 48MP, indica a marca, com um CMOS grande de 1/2 polegadas e o equivalente a 1,6μm de pixels em Quad Bayer. O sensor, impulsionado pelo chipset Kirin 980, suporta o novo modo AI Ultra Clarity de 48MP, de forma a produzir fotos com detalhe e clareza incomparáveis.
A empresa explica que a câmara, nesta opção, tira uma série de fotos de 48MP em simultâneo e agrupa os melhores detalhes de cada foto para criar uma foto única de 48MP. “O NPU duplo do Kirin 980 processa a foto utilizando um algoritmo avançado de IA e a qualidade da foto é avaliada, os detalhes das áreas mais escuras são otimizados e as cores são ajustadas para parecerem mais vivas e reais”, indica a empresa.
Em destaque no evento esteve também uma parceria com a National Geographic, mais para comprovar a qualidade fotográfica da nova câmara de 48MP. Nesse contexto, Robbie Shone, fotógrafo da National Geographic destacou “a clareza e o zoom telescópico” do modelo, por permitir “tirar fotos excecionalmente detalhadas, mesmo à distância”.
Outro característica fotográfica é a capacidade da câmara traseira de fazer 3D, criando “uma nova dimensão em fotografia e vídeo”. A câmara 3D recolhe informações sobre as formas dos objetos com base no tempo dos sinais de luz emitidos, de forma a permitir a deteção da profundidade, o movimento do corpo e a captação de movimentos em tempo real. A câmara ajuda ainda a tornar o View 20 numa espécie de consola de videojogos, controlada por movimento e permitindo jogar com movimento em 3D, indica a marca, algo que iremos comprovar em breve.
Design com ajuda de nanotextura
A Honor chama à solução de ecrã o All-View, onde está a câmara frontal de 25 MP. A marca indica que o View 20 é também o primeiro smartphone a utilizar o que chama de nanolitografia para criar a nanotextura na sua estrutura – um degradê de cores vivas e dinâmicas em forma de V com efeito brilhante na traseira numa mistura de metal e vidro.
Uma das parcerias da marca é com a marca de moda italiana Moschino para a criação de uma linha exclusiva de produtos, incluindo uma Moschino Honor View20, com capas de smartphone Moschino Teddy Bear e acessórios especialmente desenvolvidos.
Neste lançamento, a Honor disse ter colaborado também com a Epic Games, para elevar a experiência de jogos móveis da Fortnite a um nível superior. Daí que os utilizadores do Honor View 20 tenham “acesso exclusivo ao Honor Guard em Fortnite”. Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, afirmou que “no âmbito desta parceria, estamos animados por podermos anunciar que este é executado em 60 frames por segundo no Honor View20.”
Huawei Nova 4 tem câmara de 48 megapíxeis e um buraco no ecrã
Inteligência artificial para contar calorias
Além do processador topo de gama que já vimos no Mate 20 Pro, o chipset Kirin 980 AI de 7nm com dual-NPU inteligente – com “sistema de arrefecimento líquido que dissipa efetivamente o calor para um melhor desempenho”. A bateria de 4.000 mAh é das melhores do mercado e “assegura jogos duradouros e ininterruptos”.
Os recursos de IA já prometidos na Huawei são replicados na Honor, onde está a câmara 3D e a capacidade AI que permite ao modelo identificar “mais de 100 tipos de alimentos e fornecer informações sobre as suas calorias, de forma a ajudar o utilizador a manter um estilo de vida saudável”, garante a marca. Este tipo de funções pode não ser imediata a chegar.
Certo é que o View 20 está disponível em quatro cores: midnight black, sapphire blue, MOSCHINO co-designed (phantom blue e phantom red).
O preço base, como já vimos, começa pouco acima dos 500 euros, ao nível do Oneplus 6T e fica bem abaixo do Huawei Mate 20, como já vimos:
- Versão 6+128: 569,9 euros
- Versão 8+256: 669 euros
Também foi anunciado no evento o smartwatch Honor Watch Magic / Dream, que também vai ser vendido em Portugal em três cores: lava black, dark blue e moonlight silver. A série Watch Dream está disponível em duas cores: coral pink e white apricot. Em destaque, além do ecrã OLED está a bateria com autonomia anunciada de sete dias.