Alta fidelidade Quad VA One: A nostalgia das válvulas

Análise ao sistema de som Quad VA One, onde o sistema de válvulas traz uma musicalidade fora do vulgar.

Texto e fotos: Fernando Marques

Desde sempre, a marca de alta fidelidade Quad habituou-nos a produtos de extrema qualidade, capazes de durar uma vida. Muitos componentes da marca vão passando de geração em geração, sendo responsáveis por tornar os seus herdeiros em potenciais audiófilos. Para os que não têm essa sorte, a Quad tem, por um preço razoável, um amplificador a válvulas, com o toque de modernidade suficiente para contrariar a atual tendência de audição de música em aparelhos de qualidade questionável.

A sua preferência é ouvir streaming a partir do smartphone por bluetooth? Com o VA One pode fazê-lo, tirando partido do codec Aptx, que garante uma qualidade de som superior. Além disso, conta com três entradas de audio digitais: ótica, coaxial e USB assíncrona, com suporte até 24-bit/192kHz. E ainda uma entrada de linha analógica, caso queira ligar um leitor de CD, ou em conjunto com um amplificador de phono, um gira discos, tão em voga ultimamente.

Já sabemos que o atrativo das válvulas é a musicalidade do som que produzem. A marca tem uma grande tradição na sua utilização, mas entretanto os tempos mudam e a Quad, originalmente britânica, pertence há alguns anos ao grupo chinês IAG, criando a inevitável dúvida nos consumidores: a qualidade mantém-se? Não há razão para ceticismo, pois os atuais donos compreendem bem a tradição e o “pedigree” da marca, bem como, aliás de todas as outras (Mission, Wharfedale, Luxman, Audiolab) que também compraram.

O desenvolvimento dos produtos continua a ser feito em Huntingdon, no Reino Unido, desde 1941. Depois, obviamente, por causa da otimização de recursos e gestão de custos, a manufatura é feita em Shenzhen, na China. Se assim não fosse, talvez a Quad já tivesse deixado de existir, tal como aconteceu com a Audiolab, entretanto, relançada também pelas mãos da IAG.

Leia também | Há 40 anos, o Walkman mudou a nossa forma de ouvir música

O VA One é semelhante ao clássico Quad II de 1953 no formato e no tamanho, de resto é tudo novo. Removendo a grelha protetora é-nos revelado um tríodo de válvulas ECC83 para a pré-amplificação que alimenta duas ECC82 para controlar a fase e separação de canais. A amplificação fica a cargo de duas EL84 a funcionarem numa configuração “push-pull” da corrente fornecida pelos transformadores, imediatamente por trás das válvulas. São 15 watt por canal que o pequeno amplificador produz.

Pode parecer pouco, mas se o ligarmos a um par de colunas eficientes, somos recompensados com um som capaz de encher uma sala de tamanho razoável. Se o que pretende é ouvir com auscultadores está com sorte. Este Quad tem um ótimo amplificador dedicado, capaz de amplificar a maioria dos headphones sem problema.

O VA One é vendido como um componente separado e decidimos experimentá-lo ligando-o a umas colunas também da marca, neste caso, umas S-2. São colunas relativamente pequenas (33x18x26 cm) e por isso terão de ser montadas em suportes. Têm um woofer de kevlar com 125 mm de diâmetro para os graves e médios, parte ainda dos médios e a totalidade dos agudos ficam a cargo de um tweeter de fita com 12×45 mm. Na parte de trás há uma porta ventilada para dar reforço aos graves produzidos pelo pequeno altifalante.

O som que produzem ligadas ao VA One tem graves cheios, sem serem arrastados, os médios são claros e detalhados, mas infelizmente os agudos, em algumas gravações, são demasiado vivos, o que não é apanágio do som produzido por válvulas, nem do próprio tweeter de fita. Ambos são conhecidos por “amaciarem” os extremos das frequências e como não há controlo de tonalidade, não nos pareceu um “casamento” feliz.

Já ligado a umas Sonus Faber Toy Tower, a sonoridade muda e para melhor: o grave ganha extensão, os médios mantêm a clareza com mais um pouco de resolução e a grande diferença são mesmo os agudos, muito definidos, mas agora suavizados pelo tweeter radiante.

Gostei muito da experiência nostálgica que é voltar a ouvir música produzida por válvulas. O VA One pode ser a solução para quem pretende montar um sistema de raiz ou upgrade de amplificação, em conjunto com as colunas certas, e, ou com auscultadores, ser o sistema mais “querido” para ouvir música em casa.

Amplificador Quad VA One: 1.550 euros
Colunas Quad S-2: 900 euros

Conheça 9 opções de headphones que custam menos de 50 euros