Saiba como deixar o seu iPhone ou Android como novo

Há um problema ao qual quase nenhum smartphone consegue resistir: o tempo. Com o passar dos meses ficam lentos, cheios de ‘tralha’ e com alguns erros – mas há solução.

Para quem gosta de tecnologia, uma das melhores sensações é tirar um smartphone a estrear da caixa. O cheiro a novo, arrancar as películas protetoras, ver tudo o que há na caixa à espera de alguma surpresa… é todo um ritual.

Mas no caso dos smartphones, rapidamente o enamoramento inicial pode transformar-se num sentimento negativo: à medida que os meses vão passando, o equipamento começa a ficar lento, sem espaço para as fotografias, começam a surgir alguns erros inesperados… longe vão os tempos em que o smartphone era rápido e novo.

À exceção das marcas externas, há uma forma de deixar o seu smartphone como novo por dentro: fazer uma limpeza ‘à bruta’. Ou seja, deixar o smartphone como se tivesse acabado de sair de fábrica. Pode ver na galeria em cima como deixar um iPhone ou um Android a ‘estrear’.

Leia também | Dorme com o telemóvel ao lado da cama? Saiba porque não o deve fazer

O nome que os marcas dão a esta funcionalidade é mesmo restauro de fábrica. Quando seleciona esta opção, o utilizador apaga tudo o que tem no telemóvel, ficando apenas com o sistema operativo e com as aplicações que vêm instaladas de origem.

Elemento importante: faça um backup dos seus principais dados antes de fazer um restauro de fábrica ao seu smartphone. Mensagens, contactos, fotografias e vídeos, convém guardar tudo antes de avançar para um restauro de fábrica.

Aprenda a calibrar a bateria do seu smartphone