Erros comuns que todos cometem ao usar o teclado

Dia após dia sentamo-nos em frente ao computador e, mesmo assim, dia após dia cometemos erros ao usar o teclado.

Há uma velha máxima que diz que com a prática vem a experiência, mas por muito que escreva no teclado dos computadores há erros que são cometidos vezes sem conta. Porquê? Talvez seja algo que se justifique justamente pelo à vontade que temos relativamente aos teclados e que nos fazem esquecer alguns elementos.

Para um objeto que é usado tantas vezes todos os dias, seria de esperar um maior domínio e controlo deste periférico que nos permite interagir com o mundo digital.

Em baixo encontra alguns erros que provavelmente comete com alguma regularidade e que milhões de outras pessoas em todo o mundo também fazem.

Quando escreve, elimina também o texto que está à frente

Às vezes voltamos atrás no texto para acrescentar algo novo, mas quando reparamos aquilo que estamos a escrever está a ‘comer’ o texto que está à frente. Isto acontece frequentemente porque os utilizadores carregam na tecla ‘Ins’, que costuma estar localizada acima das teclas de setas. Para impedir que isso aconteça, basta voltar a carregar na mesma tecla.

Escrever no teclado número sem ativar o Num Lock

Uma boa parte dos teclados têm, na parte direita, uma área apenas com números. Quantas vezes é que já carregou nestes números e eles não apareciam? Estava a faltar ativar a tecla de Num Lock, que faz ‘acordar’ aquelas teclas com números.

Entrar no modo janela completa

Estava a navegar na internet e de um momento para o outro o site ocupa todo o ecrã do computador e não consegue sair dali? Pode ter carregado inadvertidamente na tecla F11, que ativa o modo de ecrã completo. Para sair é só carregar na mesma tecla.

Escrever uma senha com o Caps Lock ativado

Tentou uma, duas, três vezes e não está a conseguir autenticar-se naquele site, apesar de estar certo de que introduziu a senha correta? Então é provável que a tecla de Caps Lock esteja ativada. Aqui o problema é que muitas plataformas não dizem ao utilizador quando isso acontece, o que torna mais difícil detetar o problema.

Não usar atalhos

Uma das melhores partes dos teclados é a utilização de combinação de teclas para automatizar algumas ações, para usar ‘atalhos’. Sim, todos conhecem os típicos Control+C (copiar) e Control+V (colar). Mas será que sabe o que fazem o Alt+F4 ou a Tecla Windows+E?

Não limpar o teclado

Pelo grande uso que têm no dia-a-dia e também pelo número de horas que passamos à sua frente, os teclados são verdadeiros acumuladores de sujidade. Não fazer uma faxina periódica é um erro relativamente comum, mas que deve ser corrigido, até por uma questão de manutenção do equipamento.