1. Versões do Android | Tente comprar sempre um smartphone com a versão mais recente do Android - atualmente vamos na número 9. Evite comprar smartphones abaixo da versão 7.0
2. Experimente o equipamento | Vá até a uma loja e brinque um pouco com o equipamento que gostava de comprar. Teve 'engasgos' ou paragens no software? Se é assim e quase não é usado, imagine quando puxar por um a sério durante o dia-a-dia.
3. Evite smartphones que não têm características básicas | Verifique bem a lista de especificações e pense se o smartphone tem todas as características que valoriza - tanto pode ser um leitor de impressões digitais, como uma entrada de áudio de 3,5 milímetros. E faça um esforço para não comprar smartphones com menos de 16GB de armazenamento.
4. Tenha atenção às marcas desconhecidas | Viu um smartphone na internet que parece apetecível, mas não conhece a marca e não encontra muita informação sobre ela? O equipamento até pode ser de confiança, mas se lhe vier a dar problemas, pode ser mais difícil resolvê-los.
5. Performance da câmara | É um dos elementos mais importantes nos smartphones atualmente. Mas não se deixe enganar por megapíxeis 'gordos': um número maior nem sempre é melhor. Se possível, tente fazer alguns disparos fotográficos com o equipamento em loja ou procure reviews dos equipamentos.
6. Bloatware | Há smartphones que vêm carregados de aplicações de origem e que depois são difíceis de remover. Pergunte a um operador de loja quais as ferramentas que vêm instaladas de origem - se o equipamento estiver carregado de software indesejado, isso pode tornar-se um problema ao longo das semanas.
7. Fique atento à qualidade de construção | O exterior do smartphone pode ser tão importante como o interior. Se o equipamento não tiver robustez, qualquer pequeno acidente pode ditar o fim da máquina. Tente encontrar um equipamento com um bom equilíbrio entre beleza e durabilidade.
8. As reviews são como o algodão... | Faça alguma pesquisa online sobre o equipamento que quer antes de avançar para a sua compra. Veja análises e opiniões em sites especializados, fóruns e outros espaços online para que possa ouvir o feedback dos peritos e de outros consumidores. Às vezes é nestes espaços que as pessoas mudam de ideias e encontram o gadget da sua vida.
Os consumidores mantêm os seus smartphones durante cada vez mais tempo, o que significa que a escolha do equipamento tem de ser feita com cabeça.
Numa altura em que o mercado de smartphones de baixa gama perde expressão e o preço médio dos equipamentos continua a aumentar, escolher o próximo telemóvel exige uma decisão muitíssimo bem ponderada.
O equipamento até pode ser bonito, mas as especificações dão garantias para os próximos dois anos de utilização? O ecrã até é brilhante, mas e se a câmara fotográfica não presta? E o software, quantos consumidores é que ligam ao software antes de avançar para a compra de um smartphone?
Da próxima vez que quiser comprar um telemóvel novo, pode ter em consideração alguns elementos que deve procurar evitar nesse equipamento, como aconselha a publicação Android Authority.
Na lista em cima vai encontrar oito elementos a ter em conta – sobretudo para equipamentos Android, que representam 80% do mercado – para não comprar um smartphone ‘rasca’ e que vai deixá-lo ‘enrascado’ mais cedo ou mais tarde.