Polémica em torno dos problemas que estão a surgir com o ecrã dobrável do Galaxy Fold levou marca a adiar a apresentação do seu novo topo de gama.
A Samsung tinha agendado um evento de lançamento do Galaxy Fold em Espanha para quarta-feira, 24 de abril, mas agora a empresa confirmou que vai haver um adiamento. A informação é avançada pelo jornal espanhol El País e este passa a ser o terceiro mercado, depois da China e Singapura, onde eventos de lançamento do smartphone foram cancelados.
“A Samsung está a trabalhar para assegurar que todos os seus dispositivos disponibilizam a melhor experiência aos utilizadores e a melhor qualidade no momento em que são colocados à venda”, disse a empresa ao El País, em resposta ao adiamento do evento.
A decisão chega alguns dias depois de nos EUA ter estalado a polémica em torno dos problemas de ecrã que o Galaxy Fold tem apresentado. Alguns jornalistas e youtubers relataram problemas com o smartphone de ecrã dobrável – uns pela falta de resistência, outros pela falta de comunicação da Samsung relativamente a uma película que cobre o dispositivo.
Leia também | Fino, inovador e… dobrável. Primeiras impressões do Huawei Mate X
“Algumas pessoas disseram que removeram uma das camadas do ecrã, o que terá causado danos. O ecrã principal do Galaxy Fold tem uma camada protetora, que faz parte da estrutura do ecrã, feita para proteger o display de riscos acidentais. Retirar a película protetora ou colocar adesivos no ecrã principal pode causar danos”, explicou a marca sobre o caso específico das películas.
“Vamos garantir que a informação sobre isso é comunicada de forma clara aos nossos clientes”, adiantou ainda na altura, mas sem adiantar uma possível explicação para os casos em que os ecrãs partiram ao fim de poucos dias de utilização.
O Samsung Galaxy Fold é uma das grandes apostas da empresa sul-coreana para o ano de 2019. Apresentado em fevereiro, o equipamento foi apresentado como a próxima etapa evolutiva no ecossistema de dispositivos móveis, juntando o tamanho generoso dos tablets à portabilidade dos smartphones.
A polémica não tem, para já, efeito no mercado português, pois Portugal ficou fora da lista de primeiros países que vão receber o Galaxy Fold já a partir de 26 de abril. O preço do smartphone nos mercados europeus ronda os 2.000 euros.
Vendas de smartphones dobráveis vão chegar aos 30 milhões em 2023