Durante largos meses, os HTC Vive Focus foram exclusivos do mercado chinês. Agora chegam a mais países do mundo, incluindo Portugal.
A HTC voltou a colocar Portugal no seu roteiro de prioridades na área da realidade virtual: os óculos HTC Vive Focus já estão disponíveis para compra e no caso português vão custar 649 euros. A isto acresce sempre um custo de expedição de 21,5 euros.
Os HTC Vive Focus são uns óculos de realidade virtual totalmente independentes – isto significa que não precisam de estar ligados a um computador ou a um smartphone. Todo o processamento das experiências é feita nos próprios óculos, o que garante mais desempenho e também uma maior liberdade de utilização.
Os óculos estão inclusive equipados com tecnologia que permite ‘seis graus de liberdade’, o que significa que o utilizador pode mexer-se em todas as direções, que essa ação vai ser replicada dentro da experiência de realidade virtual.
Os HTC Vive Focus estão equipados com um ecrã AMOLED com uma resolução de 2.880×1.600 píxeis e que garante uma área de visualização de 110º. O processador é um Snapdragon 835, que apesar de não ser o chip móvel mais potente da atualidade, ainda continua a entregar resultados muito sólidos.
Leia também | Cybershoes: Sapatos de corrida para realidade virtual
Na China, o mercado onde até agora os óculos eram vendidos em exclusivo, os HTC Vive Focus ficaram disponíveis em dezembro de 2017. A expansão internacional engloba um total de 37 mercados na América e na Europa.
O maior concorrente direto dos HTC Vive Focus são os Oculus Quest, do Facebook, que até têm um preço muito mais competitivo – cerca de 400 euros -, mas só chegam ao mercado em 2019.